A Ilha Ambiental, Empresa de Limpezas Técnicas, Gerenciamento, Transporte e Descarte de Resíduos e dentre os seus serviços prestados, está o tratamento de resíduos.
Resíduo é o nome dado a qualquer substância ou objeto de que o ser humano pretende desfazer-se por não lhe ser mais útil e quando não recebe o devido tratamento, é o principal causador da poluição, trazendo sérios danos ao meio ambiente e saúde dos seres humanos.
O tratamento de resíduos consiste na aplicação de métodos e operações necessárias que respeitam as legislações aplicáveis ao gerenciamento de resíduos, que vão desde a sua produção até a destinação final.
Tipos de tratamentos de resíduos
O tratamento de resíduos utiliza tecnologias que neutralizam as características negativas que um resíduo tem. Veja a seguir alguns exemplos:
Tratamento de resíduos mecânico: é a realização de procedimentos com ocorrência física dos resíduos inertes e não inertes. Esse tipo de tratamento de resíduos pode ser aplicado de diversas formas, entre elas:
- Diminuição do tamanho das partículas: trituração, quebra
- Mistura de substâncias: compactação
- Separação de fases físicas: sedimentação, filtragem, decantação
- Mudanças dos estados físicos: condensação, evaporação
Tratamento de resíduos bioquímico: consiste na ação de seres vivos (microorganismos) que se alimentam dos restos de resíduos não inertes, quebrando as moléculas e as transformando em uma mistura de substâncias. Entre eles:
- Biodigestão: decomposição da matéria orgânica sem a presença de oxigênio.
- Compostagem: decomposição da matéria orgânica com a presença de oxigênio.
Tratamento Térmico: nesse processo, os resíduos perigosos e inertes recebem calor e com isso resultam na mudança das suas características, devido aos processos físico-químicos que acontecem no processo. Os tratamentos térmicos conhecidos são:
- Incineração: oxidação total da matéria com temperaturas variando entre 850 a 1300º C.
- Pirólise: decomposição da matéria a altas temperatura na ausência de oxigênio. Temperaturas variam entre 200 a 900º C.
- Plasma: desintegração da matéria para a formação de gases.
Processos utilizados no tratamento de resíduos
Processo físicos: nesse processo é feito a separação e transição de fases, tais como:
- Sedimentação: é um processo de separação em que a mistura de dois líquidos, ou de um sólido suspenso num líquido é deixada em repouso. Essa técnica tem como objetivo estudar as partículas de sedimentos derivados da erosão de rochas ou de materiais biológicos que podem ser transportados por um fluído.
- Decantação: consiste na separação de misturas heterogêneas. Utilizada principalmente em misturas bifásicas, como sólido-líquido (areia e água), sólido-gás (poeira-gás), líquido-líquido (água e óleo) e líquido-gás (vapor d’água e ar).
- Filtração: um método utilizado para separar sólido de líquido ou fluido que está suspenso, através de um meio permeável capaz de reter as partículas sólidas.
- Centrifugação: é um processo de separação de misturas feita por um aparelho centrifugador que faz a separação dos componentes via sedimentação dos líquidos imiscíveis de diferentes densidades. É usada em diferentes maneiras laboratoriais, industriais e domésticas.
- Floculação: uma das etapas do tratamento de água em que se adicionam coagulantes químicos para a formação de flóculos que carregam a sujeira
- Destilação: refere-se ao processo de separação de misturas. É utilizada em praticamente todos os processos químicos industriais em fase líquida em que seja necessária uma purificação.
- Evaporação: é uma técnica, na qual átomos ou moléculas no estado líquido (ou sólido, se a substância se sublima) ganham energia suficiente para passar ao estado gasoso.
- Cristalização: é empregada para separar com segurança os componentes de misturas homogêneas constituídas por sólidos dissolvidos em líquidos.
Processos químicos: consiste na transferência de fases e separação molecular:
- Adsorção: empregada na separação de misturas e na purificação e descoloração de líquidos
- Extração por solventes: A técnica é feita para transferir de um soluto de um solvente para o outro. É usada para isolar compostos de suspensões aquosas ou soluções
- Ultrafiltração: é um processo de separação por membranas em que a força diretriz é a diferença de pressão através da membrana e os poros da membrana conseguem reter macromoléculas.
- Osmose reversa: um processo de separação de substâncias através de uma membrana que retém o soluto
- Diálise: o processo de separação de moléculas de acordo com seu tamanho utilizando membranas semipermeáveis
Processos biológicos: nos processos biológicos é realizado a biogasificação, uma técnica que utiliza um conjunto de processos em que os microorganismos degradam a matéria orgânica biodegradável na ausência de gás oxigênio.
Vantagens ao optar pelo tratamento de resíduos na Ilha Ambiental
Prestar serviços aos seus clientes com qualidade e eficiência é a nossa missão. Realizamos o gerenciamento de resíduos industriais de acordo com a legislação em vigor, contribuindo para o bem-estar da sociedade e preservando o meio ambiente.
Fazer sua empresa crescer com sustentabilidade e ser reconhecida por sua responsabilidade social e ambiental são nossos objetivos. Para isso, o tratamento de resíduos é realizado por profissionais treinados e veículos licenciados.
Acreditamos na qualidade do serviço dos profissionais, aproveitando o potencial humano, o conhecimento e os valores éticos e morais de cada colaborador, que compõe a nossa equipe.
Possuímos uma estrutura própria, mão de obra profissional e equipamentos de alta performance para a realização do tratamento de resíduos, além de estarmos em constante atualização, proporcionando qualidade de vida aos seus clientes, colaboradores e sociedade.
Todo o processo de tratamento de resíduos é documentado em todas as etapas, desde sua origem até a disposição final, a fim de promover os serviços de gerenciamento de resíduos com excelência.
Solicite seu orçamento!
Entre em contato com nossa equipe pelos telefones: (27) 3222-5599 ou (21) 2622-3521 ou pelo e-mail: contato@ilhaambiental.com.br