A legislação Ambiental exige que empresas façam o tratamento de água a efluentes de maneira adequada, seja para descarte ou para reuso em outra atividade.
E diante de tal exigência, terceirizar o serviço se torna uma excelente opção, já que qualquer inadequação no tratamento ou no descarte pode resultar em penalidades como multas, suspensões, proibição de funcionamento e até prisão do responsável legal.
Isso porque, ao terceirizar você delega o serviço a uma empresa especializada, de maneira que o efluente seja transferido a uma central de tratamento e é analisado, com base nas suas características recebe o tratamento apropriado. Assim a empresa dispensa a necessidade de ter uma estação de tratamento própria dentro da empresa.
Por que se preocupar em realizar o tratamento de água e efluentes
Se preocupar em ter uma destinação adequada aos resíduos gerados no processo produtivo de empresas é algo cada vez mais comum entre os gestores.
Até porque, além de ser uma prática sustentável, cuja finalidade é preservar o meio ambiente, evita uma série de prejuízos. Entretanto, não basta garantir que o tratamento seja realizado, mas sim escolher a empresa de tratamento de efluentes de forma assertiva.
Já que são muitos os riscos em contratar uma empresa que não seja qualificada o suficiente, resultando em autuações trabalhistas, multas por conta do tratamento e descarte irregular de resíduos.
Por isso, antes de terceirizar o tratamento de águas e efluentes, verifique se a empresa cumpre com todas as obrigações trabalhistas, possua as devidas licenças de operações, conta com uma boa saúde financeira, seja reconhecida no mercado e adota rígidos valores éticos e sociais.
Além disso, certifique-se que os clientes de que seus resíduos foram tratados e destinados de maneira correta e busque referências da empresa no mercado ou junto aos órgãos ambientais.
Principais vantagens da terceirização do tratamento de águas e efluentes
Otimização operacional com previsibilidade
Por meio de um tratamento de efluentes adequado, as organizações têm a possibilidade de otimizar as operações e ainda prever os processos por períodos pré-estabelecidos, o que ajuda a diminuir custos e tornar a decisão mais assertiva.
Tudo isso, graças às técnicas, equipamentos e sistemas apropriados utilizados pela empresa de tratamento de efluentes.
Preservação do meio ambiente
Entre as principais vantagens de terceirizar o serviço de tratamento de água e efluentes é a garantia de preservação ambiental, ou seja, permitir que os resíduos sejam tratados de forma adequada para que estejam prontos para o descarte.
Tudo isso, reflete positivamente na sobrevivência das próximas gerações, no entorno das organizações e na minimização dos danos ambientais.
Minimização dos riscos operacionais
Quando o tratamento de água e efluentes é feito de forma adequada, as empresas conseguem minimizar uma série de riscos operacionais, que vão de danos ambientais, como a contaminação das águas e solo à acidentes de trabalho.
Além do mais, a falta de equipamentos de segurança apropriados pode resultar ainda diversos problemas. No entanto, quando decide contratar uma empresa especializada, a indústria diminui significativamente riscos operacionais, trabalhistas e ambientais, pois todo o trabalho será realizado pela terceirizada.
Isso significa prejuízos financeiros e institucionais que podem comprometer os resultados da empresa, levando até mesmo à paralisação de atividades.
Segurança operacional e ambiental
A terceirização deste serviço também oferece maior segurança operacional e ambiental, isso porque, a empresa contratada oferece instalações adequadas, corpo técnico com profissionais capacitados, controles de manutenção, gestão de riscos e atendimento de requisitos legais, certificações que comprovam a qualidade e controle dos processos implantados, investimentos em inovação e sistema de monitoramento integrado.
Ainda há outros pontos importantes que se sobressaem e agregam mais confiabilidade na parceria, como disponibilizar laboratório de análises que comprovam o cumprimento dos parâmetros exigidos pela legislação para disposição dos efluentes tratados em corpos d’água.
Monitoramento e gestão
Além dos benefícios em relação à operação, terceirizar o tratamento de efluentes garante também o suporte a questões de controle na gestão dos resíduos, já que as contratadas acompanham a emissão de documentos de destinação de resíduos junto aos órgãos ambientais.