Entenda como é feito o armazenamento e acondicionamento de resíduos químicos
Resíduos químicos consistem em resíduos que possuem substâncias químicas com características de inflamabilidade, toxicidade, corrosividade ou reatividade que oferecem risco a população, por meio da saúde pública, ou ao meio ambiente. Por conta do risco oferecido pelos resíduos químicos, o descarte desses deve ser feito sempre da maneira correta e por meio de uma empresa de gerenciamento de resíduos no ES.
Ao levar em consideração o gerenciamento de resíduos químicos é necessário entender junto a empresa de gerenciamento de resíduos no ES como é feito o armazenamento e acondicionamento desse material estando atento a qual será o seu destino final. Muitas pessoas pensam que os processos de armazenamento e acondicionamento de resíduos químicos se trata da mesma coisa, porém são dois procedimentos diferentes feitos no gerenciamento de resíduos químicos que garantem a segurança desse material.
Saiba como é feito o acondicionamento de resíduos químicos
O acondicionamento é o primeiro procedimento que deve ser realizado no processo de descarte de resíduos químicos. Nesse procedimento o resíduo químico é colocado em um recipiente de material quimicamente compatível, ou seja, em um recipiente em que o seu material suporte e proteja o resíduo químico que será colocado em seu interior. Após a substância química ser colocada em recipiente durante o gerenciamento de resíduos químicos, o local em que foi colocado o resíduo deve ser tampado e rotulado com informações como: composição qualitativa, volume armazenado, data de armazenamento, responsável pelo resíduo, assim como símbolos de risco.
Além disso, é essencial que o recipiente contenha dizeres explícitos e de fácil visualização sobre o material em seu interior, como: resíduos químicos ou resíduos perigosos. Todas essas medidas tomadas durante o processo de acondicionamento servem para garantir que o descarte de resíduos químicos aconteça da maneira correta e com segurança. É muito importante que o acondicionamento de resíduos químicos seja feito por uma empresa de gerenciamento de resíduos no ES especializada, por conta do perigo do manejo dessa substância e também do risco caso seja acondicionado de maneira errada.
Após finalizada a fase de acondicionamento dos resíduos químicos pela empresa de gerenciamento de resíduos no ES, a segunda fase dentro do gerenciamento de resíduos químicos é o armazenamento. Entenda abaixo como ele é feito.
Saiba como é feito o armazenamento de resíduos químicos
O armazenamento é o segundo procedimento realizado no gerenciamento de resíduos químicos, nele os recipientes que foram acondicionados, fechados e devidamente rotulados contendo os resíduos químicos serão armazenados em local apropriado. A empresa de gerenciamento de resíduos no ES, ao realizar a fase de armazenamento dos resíduos químicos irá guardar os recipientes que contém esse material em locais específicos e por tempo determinado.
Como o processo de armazenamento de resíduos químicos é muito delicado é muito importante que seja feito por uma empresa de gerenciamento de resíduos no ES, assim garantindo a segurança. No armazenamento é preciso ter atenção a maneira como será realizado, pois esse poderá alterar as características dos resíduos químicos causando até acidentes.
Por conta disso, no gerenciamento de resíduos químicos os recipientes devem ser armazenados longe da luz solar, de fontes de calor e da água. Estar totalmente atento aos fatores que podem influenciar no armazenamento de resíduos químicos é papel da empresa de gerenciamento de resíduos no ES. Essa empresa deve estar por dentro de todas as normas e do melhor tipo de acondicionamento e armazenamento para cada um dos tipos de resíduos químicos, garantindo a segurança dessas substâncias e também da população e do meio ambiente.
A empresa de gerenciamento de resíduos no ES
Ao contratar uma empresa de gerenciamento de resíduos para fazer o descarte de resíduos químicos, é essencial que essa empresa seja séria e especialista no assunto. O gerenciamento de resíduos químicos feito de maneira incorreta pode gerar não só acidentes com efeitos imediatos, mas também acidentes com efeitos que perdurarão durante anos. Por conta disso, a empresa de gerenciamento de resíduos, deve prever uma manutenção periódica dos resíduos químicos armazenados, verificando o grau de toxicidade de cada tipo de substância química.
Essa manutenção ocorre por meio de uma coleta periódica de amostras onde o objetivo é verificar se esses resíduos químicos estão em condições normais, armazenados da maneira correta e se não oferecem nenhum tipo de perigo.
Além de realizar o acondicionamento e armazenamento dos resíduos químicos, a empresa de gerenciamento de resíduos no ES é responsável por transportar esse material em igual segurança, o que reforça ainda mais a importância das duas primeiras fases serem feitas da maneira correta e com muito cuidado. Garantindo que esses resíduos químicos estão dentro das condições esperadas, a empresa de gerenciamento de resíduos no ES está protegendo o meio ambiente e a saúde pública, no só no momento, mas também no futuro