Os resíduos eletrônicos em nosso cotidiano têm crescido cada vez mais e apesar de parecerem inofensivos, eles precisam de um tratamento adequado, já que apresentam perigos ambientais e para a saúde humana. Vale ressaltar que, as consequências do descarte incorreto de eletrônicos vão além dos impactos ambientais, isso porque, alguns metais utilizados na fabricação desses produtos podem causar graves problemas de saúde.
Quais são os riscos que os resíduos eletrônicos podem trazer
Os resíduos eletrônicos quando descartados incorretamente podem liberar substâncias tóxicas na água, no solo e no ar. A contaminação do organismo com os metais pesados, por exemplo, traz diversas consequências para o organismo.
Dentre os principais componentes presentes nesses tipos de resíduos que trazem riscos são o chumbo e o mercúrio. Em casos de algum dano, como rachadura ou rompimento, essas substâncias podem entrar em contato com o corpo humano. Como consequência, o indivíduo contaminado poderá desenvolver algum tipo de doença. Veja quais os riscos de cada componente:
Chumbo: o chumbo, por exemplo, pode afetar diretamente os rins, o sistema nervoso e ainda causar anemia. Enquanto que o mercúrio, além de afetar as mesmas regiões, pode provocar problemas no fígado.
- Cádmio: pode afetar os ossos, rins e pulmões.
- Arsênico: age no sistema nervoso e pode causar câncer, principalmente o de pele.
- Berílio: está fortemente relacionado aos quadros de câncer de pulmão.
- Retardantes de chamas: usados para prevenir incêndios, os chamados de BRT causam desordens hormonais, nervosas e reprodutivas.
- PVC: quando queimado pode causar problemas respiratórios.
Para evitar que esses problemas e qualquer outro tipo de contaminação aconteça, a Ilha Ambiental conta com uma equipe e equipamentos especializados para realizar a coleta, acondicionamento e transporte de resíduos eletrônicos, garantindo assim que os materiais recebam o tratamento adequado.
Embora a reciclagem pareça ser a única maneira correta de lidar com o lixo, no caso dos eletrônicos existem outras possibilidades, como a remanufatura por exemplo, que utiliza peças de vários equipamentos para montar um outro que funcione perfeitamente.
Qual o destino correto dos resíduos eletrônicos
Empresas especializadas em gestão de resíduos sólidos são as únicas capazes de realizar de forma correta a destinação dos resíduos eletrônicos. Focada em oferecer o melhor serviço na gestão de resíduos, a Ilha Ambiental realiza todo o processo de coleta, separação e destinação final de resíduos conforme as leis e padrões estabelecidos por órgãos brasileiros, sempre com foco na preservação do meio ambiente.
Lembrando que são muitos os equipamentos que devem ter uma destinação de resíduos eletrônicos adequada. Todos os modelos que contenham fontes de energia e uma placa de controle, como por exemplo:
- Equipamentos médicos;
- Data centers;
- Equipamentos de aviação;
- Equipamentos bancários;
- Equipamentos de informática;
- Caixas eletrônicos.
Cabe ainda ressaltar que, o processo de destinação de resíduos eletrônicos pode ser finalizado por meio da reciclagem que ocorre em diferentes fases: desmontagem, trituração e separação dos resíduos, esses que podem ser transformados em partículas de diferentes tamanhos.
Outra forma de finalizar o processo de destinação de resíduos eletrônicos é com processos térmicos, nos quais são feitos a separação dos materiais através de derretimento, pirólise ou tecnologia específica de dissolução.
É importante salientar que a destinação de resíduos eletrônicos deve ser feita de acordo com as normas e leis vigentes, por isso é importante contar com empresas especializadas para os procedimentos.
Por que fazer a destinação correta de resíduos eletrônicos da sua empresa
Muitos equipamentos eletrônicos têm componentes em suas placas e periféricos que são derivados de metais como ouro, prata e cobre, e estes elementos expostos ao sol, a altas temperaturas ou à chuva liberam partículas de sua composição, que podem agredir e contaminar o solo ao redor, o que pode acabar com plantações e poluir rios.
Por isso, a destinação de resíduos eletrônicos deve ser feita da forma correta. Assim, a busca por empresas que oferecem este serviço passa a ser fundamental e de forma consciente, a fim de que sejam evitados danos à natureza.
Logo, quando são recepcionados esses equipamentos, a destinação de resíduos eletrônicos faz a separação de objetos plásticos e metais, para que cada um tenha o melhor destino – para a reciclagem ou para o descarte final.
Portanto, a melhor maneira de garantir um futuro com qualidade é cuidando do presente da melhor forma possível, para isso, a recomendação é contar com a ajuda de uma empresa especializada no gerenciamento de resíduos, capaz de realizar o seu devido fim e fazer a reciclagem de forma consciente, de acordo com a legislação vigente.