Muitas vezes, quando falamos de sustentabilidade, surgem algumas dúvidas comuns, entre elas a diferença entre resíduo e rejeito, na qual empregamos termos sem saber se estamos fazendo o uso correto.
Resíduos são muito comuns na rotina diária e estão presentes quando realizamos a compra de um determinado produto que possua uma embalagem ou até mesmo quando descascamos algum alimento, como uma fruta. Porém esse mesmo resíduo pode acabar sendo reaproveitado, bem como ser reutilizado ou passar por um processo de reciclagem.
Já quando dizemos rejeitos, estamos nos referindo a um tipo de resíduo sólido bem mais específico, ou seja, quando de fato todas as suas chances de reaproveitamento ou processo de reciclagem são amplamente esgotadas. Desta forma, é destinado a aterros licenciados ambientalmente ou para incineração.
A importância de saber diferenciar resíduos e rejeitos se dá através da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que desde 2014 fiscaliza a destinação correta de cada um deles. Seu objetivo é reduzir a produção de resíduos, os reutilizando ao máximo, enquanto os rejeitos devem obter uma disposição adequada que não impactar diretamente ao meio ambiente.
Através da Política Nacional de Resíduos Sólidos, todo os lixões devem ser eliminados para darem lugar a aterros sanitários. E somente com uma fiscalização rígida isso será possível, no qual pode fazer com que a empresa esteja sujeita às penalizações do Ministério Público, caso não seguir as obrigações recomendadas.
Destinação e disposição: saiba como funciona cada uma delas
O termo resíduos refere-se a correta destinação, que deve ser feita através de processos de reciclagem, reutilização ou aproveitamento econômico, onde ficarão inseridos por mais tempo na cadeia produtiva.
Já os rejeitos recebem uma disposição final em aterros sanitários, onde serão degradados de acordo com o processo adequado, em que alguns poderão gerar energia elétrica a partir dos processos de queima controlada.
A importância da destinação correta de resíduos e rejeitos
São muitas as vantagens da destinação correta de resíduos e rejeitos tanto para o meio ambiente, quanto a própria sociedade e empresa que são diretamente beneficiadas com este processo.
Com o reaproveitamento de rejeitos industriais, os recursos naturais são preservados e com isso materiais que seriam descartados e demorariam anos para se decompor, são tratados e servem como matéria prima para outros produtos.
O não cumprimento da legislação ambiental resulta em um descarte incorreto dos resíduos, que além de contaminar o meio ambiente, em alguns casos, pode estar sujeito à multa e os responsáveis ainda podem ser presos por crime ambiental, além de outras medidas restritivas para a empresa.
Sabemos que a preocupação com a saúde do planeta está cada vez maior e por isso muitas empresas preferem trabalhar com fornecedores, indústrias ou outras empresas que se comprometem com o meio ambiente e se preocupam com a sustentabilidade.
Diante desse atual cenário, se manter sempre em dia com as obrigações ambientais pode ser uma ótima oportunidade de negócio e uma maneira de se destacar. Para isso é preciso desenvolver práticas de sustentabilidade na fabricação e na comercialização de seus produtos, bem como se preocupar em reutilizar os eventuais resíduos e de dar o destino correto aos rejeitos.
Empresas que desenvolvem essa consciência ambiental melhoram a sua imagem perante os seus clientes e chamam mais atenção de seu público, ou seja, promover a destinação correta de resíduo e rejeito produzidos pelo seu negócio pode ser fundamental para garantir a fidelidade de seu cliente e a perenidade de sua empresa em um mercado cada vez mais comprometido com a sustentabilidade socioambiental, a fim de satisfazer as necessidades dos clientes gerando o menor impacto ambiental possível.
Como a Ilha Ambiental pode ajudá-lo a fazer a correta destinação de resíduos e rejeitos?
Diante da complexidade das etapas do tratamento e destinação adequada dos resíduos, os estabelecimentos comerciais, que são grandes geradores, optam por contratar empresas especializadas em gestão e tratamento de resíduos, como a Ilha Ambiental.
Prestar serviços aos seus clientes com qualidade e eficiência é sua maior missão. Por isso realiza o gerenciamento de resíduos industriais de acordo com a legislação em vigor, contribuindo para o bem-estar da sociedade e preservando o meio ambiente.
A empresa de gerenciamento de resíduos conta ainda com profissionais treinados e veículos licenciados, de maneira que ajude a sua empresa crescer com sustentabilidade e ser reconhecida por sua responsabilidade social e ambiental.
Toda coleta até a destinação final de resíduos é realizada por profissionais treinados e veículos licenciados. Além disso, todo o processo de destinação final de resíduos é documentado em todas as etapas, desde sua origem até a disposição final, a fim de promover os serviços de gerenciamento de resíduos com excelência.