A recuperação de áreas degradadas é outro serviço realizado pela Ilha Ambiental, Empresa de Limpezas Técnicas, Gerenciamento, Transporte e Descarte de Resíduos.
Trata-se de um estudo ambiental que contém uma série de programas e ações que permitem minimizar o impacto do meio ambiente causado por uma determinada atividade ou empreendimento.
A recuperação de áreas degradadas pode ser utilizada para a contenção de encostas em áreas urbanas, diminuindo o risco de deslizamentos de terra durante os períodos chuvosos do ano, e, ainda, pode ser usada para recuperar áreas de mineração ou erosão severa do solo.
O que são áreas degradadas?
As áreas degradadas são denominadas aquelas escavadas, mineradas, assoreadas e erodidas, que necessitam ser recuperadas, por exigência da legislação, e também como medida voluntária das empresas, para obter certificações e proteger os empreendimentos.
Geralmente a deterioração está associada a ecossistemas danificados, transformados ou inteiramente destruídos pela ação humana e o dever de recuperá-las está previsto na Constituição Federal. A recuperação, geralmente é feita nas seguintes áreas:
Mineração Abandonada em Regiões Urbanas: escoamento das águas superficiais; erosão por sulcos e ravinas; escorregamentos; deposição de sedimentos e partículas. Podem ser recuperadas através da revegetação, captação e condução das águas superficiais e estabilização de taludes e blocos.
Depósito de Resíduos Industriais e Urbanos : interações físico-químicas no solo (poluição do solo); escoamento das águas superficiais; movimentação das águas de subsuperfície. Nesses tipos de deteriorações é possível aplicar técnicas de prospecção do depósito, remoção total ou parcial, transporte e disposição dos resíduos, tratamento “in situ” do solo e descontaminação ou remediação do solo.
Ocupação Habitacional de Encostas em Situações de Risco: se resume em escorregamentos e escoamento das águas em superfície. Nessas áreas degradadas, a recuperação é feita através da captação e condução das águas superficiais ou estabilização da encosta (com ou sem estruturas de contenção) e revegetação.
Boçorocas Urbanas ou Rurais: erosão por boçorocas e movimentação das águas de subsuperfície. Os métodos utilizados nessas áreas estão associados a controle do uso e ocupação; captação e condução das águas superficiais; drenagem das águas de subsuperfície/fundo e estabilização dos taludes da boçoroca ou aterramento.
Ocupação Agrícola Irrigada: adensamento e compactação do solo e acidificação do solo por lixiviação. Podem ser recuperadas através do controle da irrigação, aragem profunda do solo e correção da acidez do solo.
Cursos e Corpos d´água Assoreados: deposição de sedimentos e partículas e enchentes e inundações. Nesta áreas, as técnicas utilizadas podem ser o controle da erosão a montante e dragagem dos sedimentos.
Como funciona a recuperação das áreas degradadas
Existem inúmeras técnicas utilizadas no plano de recuperação das áreas degradadas, que são aplicadas por uma empresa especializada que realiza uma avaliação técnica, cujo objetivo é identificar o grau em que a área foi afetada, para indicar a melhor solução, considerados os fatores eficiência, segurança e custo.
Visto que, dependendo do nível de degradação, a área pode sofrer uma restauração visando o retorno a um estado intermediário estável. A área também pode passar por uma reabilitação, na qual sofre um retorno ao estado intermediário das condições da vegetação.
A recuperação de uma área degradada tem por objetivo permitir que o espaço danificado volte a contar com recursos bióticos e abióticos suficientes para que se mantenha em equilíbrio.
Entretanto, para iniciar o plano de recuperação, primeiramente é preciso identificar o local e o tipo de ecossistema a ser restaurado, bem como o agente causador da degradação e se existe a necessidade de intervenções indiretas para a restauração.
Depois de todas as informações levantadas, é hora de definir qual o método mais indicado para iniciar a recuperação das áreas degradadas, entre eles estão:
Recuperação natural
A recuperação natural é uma das técnicas aplicadas na recuperação de áreas degradadas, utilizada para a regeneração. Esse método é o mais indicado no caso de recuperação de áreas de preservação permanente.
Recuperação com espécies pioneiras
O plantio com o uso de 100% de espécies pioneiras também pode ser aplicado no plano de recuperação das áreas degradadas, em áreas vizinhas ou bem próximas a algum fragmento florestal, onde os ajustes naturais são suficientes para promover o enriquecimento natural da área, reduzindo assim os custos de plantios de enriquecimento complementares.
Essa técnica, geralmente é utilizada quando a área está muito degradada, ou seja, quando a regeneração natural não acontece e as espécies secundárias e clímax não se estabelecem neste ambiente.
Plantio de Mudas
O plantio de mudas é umas das técnicas de recuperação de áreas degradadas considerada uma das mais efetivas iniciativas para regenerar uma área degradada.
Em geral, o plantio de mudas nativas apresenta um alto índice de crescimento e após dois anos, a área já se encontra reestabelecida e em equilíbrio.
Plantio de sementes
Também há o plantio de sementes. Ele deve ser feito sob critérios específicos, de modo a substituir e favorecer a relação simbiótica das plantas com os insetos polinizadores.
Vantagens ao optar pela coleta recuperação de áreas degradadas na Ilha Ambiental
– Garantia de qualidade
– Profissionais treinados e veículos licenciados
– Especialização e constante atualização
– Rastreabilidade dos resíduos
– Sistema de gestão integrada
Solicite seu orçamento!
Entre em contato com nossa equipe pelos telefones: (27) 3222-5599 ou (21) 2622-3521 ou pelo e-mail: contato@ilhaambiental.com.br