A reciclagem de resíduos é outro processo aplicado na Ilha Ambiental, Empresa de Limpezas Técnicas, Gerenciamento, Transporte e Descarte de Resíduos, que atua principalmente nos estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro.
Grande parte dos resíduos são formados por materiais recicláveis e podem voltar à cadeia produtiva como matéria prima e/ou insumos para produção de novos produtos ou fonte de energia.
A partir daí, que surge o processo de reciclagem de resíduos, que contribui com o meio ambiente e, consequentemente com o planeta, já que permite que seja realizada uma destinação adequada desse lixo.
De modo geral, a reciclagem de resíduos é uma alternativa para diminuir o impacto ambiental e tal prática se torna vantajosa em vários aspectos, isso porque, além de reduzir as chances de deposição em locais clandestinos, contribui para aliviar a pressão sobre aterros de inertes, cada vez mais saturados.
Tais fatores, representa custos menores para o gerador com a destinação, além da possibilidade de reaproveitamento de materiais.
Quais tipos de resíduos podem ser reciclados?
A reciclagem de resíduos envolve o reaproveitamento de materiais que demorar um longo período para se decompor. Entre eles estão:
- Papel: na reciclagem de resíduos, o papel é triturado, gerando uma pasta de celulose. Há peneiração para a retirada de impurezas e adição de compostos químicos para retirar as tintas. O refinador melhora a ligação entre as fibras, para que o material possa ir para as máquinas de fabricação.
- Plásticos: esse tipo de material pode receber a reciclagem de resíduos mecânica ou química. Na mecânica, o objetivo é a confecção de novos produtos, enquanto a química, tem a função de recuperar as resinas que compõem esse material.
- Vidro: neste processo de reciclagem, envolve o derretimento. Os vidros reciclados são misturados com outros materiais e compõem 60% da composição de garrafas.
- Metais: os metais são direcionados para usinas de fundição. Quando atingem o ponto de fusão, são moldados em placas metálicas e cortados na forma de chapa de aço.
- Resíduos orgânicos: são reciclados através da compostagem. Os microrganismos presentes convertem a matéria orgânica em húmus, que serve como adubo para plantações.
- Pneus: os pneus são cortados em lascas e purificados com sistema de peneiras. As lascas são moídas e há a adição de vapor d’água e produtos químicos para a retirada de enxofre.
Como funciona a reciclagem de resíduos
A escolha do tipo de reciclagem de resíduos depende exclusivamente do tipo de material a ser reaproveitado. Veja a seguir quais são:
– Reciclagem mecânica: consiste em uma técnica que transforma o material sem alterar a sua estrutura. Geralmente os plásticos são reciclados desse modo para dar origem a novas embalagens, pisos ou mangueiras. Este tipo de reciclagem de resíduos, são divididos em algumas etapas, tais como: procedimento se dá em quatro etapas:
- Fragmentação: Em primeiro lugar, os resíduos são levados para um moinho onde são pulverizados.
- Lavagem e separação: Após a pulverização, os fragmentos são lavados com água e se separam devido à diferença de densidade.
- Secagem: Em seguida, os fragmentos são levados para grandes secadoras, onde entram em contato com o ar quente.
- Extrusão: Por fim, após a secagem, são aquecidos e levados para uma rosca onde são formados filamentos. Esses filamentos são resfriados, cortados numa granuladora e embalados.
– Reciclagem energética: neste processo, é realizado a queima dos resíduos que não foram prensados após o processo de triagem. Visto que a queima desses materiais pode substituir o óleo diesel e garantir o funcionamento da usina.
– Reciclagem química: refere-se à separação das moléculas que compõem o material. Neste processo, é realizada a quebra dos polímeros para que voltem a ser monômeros. Existem diferentes formas de se realizar essa etapa:
- Hidrogenação: Utilização de oxigênio e calor para a quebra das cadeias que compõem os polímeros.
- Gaseificação: Geração de gases a partir do aquecimento de resíduos.
- Pirólise: Decomposição de materiais em ambientes com baixa ou nenhuma concentração de oxigênio
- Quimólise: Utilização de metano, água e glicol para a quebra de polímeros
Vantagens ao optar pela reciclagem de resíduos na Ilha Ambiental
– Garantia de qualidade
– Profissionais treinados e veículos licenciados
– Especialização e constante atualização
– Rastreabilidade dos resíduos
– Sistema de gestão integrada
Solicite seu orçamento!
Entre em contato com nossa equipe pelos telefones: (27) 3222-5599 ou (21) 2622-3521 ou pelo e-mail: contato@ilhaambiental.com.br