Como funciona o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos
Para a questão de como funciona o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, é importante dizer que este instrumento é uma aplicação da lei 12.305/2010, a qual trata da política nacional de resíduos sólidos aplicada à empresas como centros médicos, comércios e indústrias.
Portanto, este plano envolve também normas da qualidade para que estes resíduos possam ser tratados dentro de uma fábrica, por exemplo, da maneira correta, evitando que este material seja despejado no meio-ambiente, causado a contaminação de uma área reservada, por exemplo.
Logo, como aplicação de como funciona o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, falaremos sobre este instrumento dentro das indústrias, principalmente na indústria automotiva e também discutiremos sua aplicação nos serviços de saúde como centros médicos e hospitais.
Quais empresas devem elaborar o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos?
Este instrumento tem como objetivo regularizar e normalizar os resíduos sólidos gerados por indústrias da área de produção, serviços de saúde como hospitais e centros médicos, além de regular também o descarte de resíduos por empresas do ramo do comércio como lojas e shoppings.
Como aplicação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, podemos citar projetos dentro de empresas, como os de gestão integrada, onde há a interação entre o departamento de saúde, segurança e meio ambiente e os departamentos de qualidade e segurança da qualidade nas empresas.
Aplicar este instrumento, principalmente dentro das indústrias, requer planejamento e gestão. Pelo fato de que as indústrias apresentam diferentes tipos de resíduos, sendo eles de origem química ou retalhos, é necessária a correta classificação deste tipo de sólido, para o descarte adequado.
Na Ilha Ambiental, você encontrará mais informações a respeito da gestão de resíduos sólidos e poderá contar com um serviço técnico especializado para realizar este plano em sua empresa, seja em um comércio, na indústria ou em um centro médico.
Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos industriais
Conhecendo-se agora quais empresas devam elaborar este plano, como por exemplo, empresa do ramo da indústria, serviços de saúde e comércios, é importante também saber elaborar todos os procedimentos de uma forma correta.
Logo, para que o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos possa funcionar em qualquer empresa, um profissional da área da qualidade, ou de segurança do trabalho, deverá ser contratado para realizar o acompanhamento destes resíduos.
Este plano funciona, basicamente, seguindo os procedimentos internos da qualidade da empresa na qual o plano foi implantado. Estes procedimentos variam de empresa para empresa, sendo que os métodos de descarte são diferentes.
A gestão de resíduos exige o planejamento dentro da indústria. Uma fábrica com um sistema de gestão eficiente, poderá traçar um plano para que os resíduos de máquinas, da produção e dos retrabalhos possam ser descartados da forma correta.
Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólido de serviços de saúde
Os serviços de saúde possuem um plano de gerenciamento diferente do plano da indústria, por exemplo, para o descarte de resíduos sólidos. Uma vez que os centros médicos possuem materiais infectantes, procedimentos mais cuidadosos devem ser adotados.
Para a realização da gestão de resíduos em um centro médico, por exemplo, o profissional responsável pela remoção dos materiais sólidos deverá passar por um treinamento e deverá também estar com todos os equipamentos de segurança.
É importante também lembrar que para o transporte de substâncias contaminantes, o veículo que irá realizar a sua remoção deverá ser certificado pela ANS para que todos os procedimentos de segurança e higiene possam ser tomados.
As empresas de gerenciamento de resíduos em Vitória – ES podem realizar o trabalho de gerenciamento de resíduos sólidos em hospitais e centros médicos, uma vez que estejam certificadas e que possuam os equipamentos de segurança necessários.
Por que é importante elaborar o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos?
Para a elaboração deste instrumento, a empresa necessita adotar normas internas da qualidade para que se possa realizar o gerenciamento e o correto deste descarte deste tipo de material, evitando danos ao meio ambiente.
Portanto, a empresa de gerenciamento de resíduos em Vitória – ES devem conhecer estas normas de qualidade para que possam realizar um serviço seguro, atendo a todos os requisitos do plano de gerenciamento para o descarte dos resíduos.