Logística reversa é o retorno aos fabricantes importadores distribuidores de materiais já utilizados para o processo produtivo, visando o reaproveitamento ou descarte apropriado de materiais, além da preservação do meio-ambiente, dentre outros fatores.
Cada vez mais o sistema de logística garante a empresa poder otimizar a sua cadeia de distribuição, realizando o gerenciamento de resíduos sólidos e aumentando a sua imagem positiva no mercado. Importadores distribuidores e comerciantes do Estado do Espírito Santo já aderiram a esta prática.
A logística reversa pós consumo visa tornar as empresas ambientalmente adequada, onde a gestão de resíduos sólidos permite que os resíduos gerados nos ciclos produtivos sejam reciclados e esta prática trata-se da solução para que a sociedade evite diversas formas de poluição.
O que é logística reversa?
Como dissemos, a logística reversa é o procedimento que permite o consumidor retornar à empresa um produto após seu consumo, de forma que o fabricante possibilite um descarte correto. Produtos como resíduos sólidos e óleos lubrificantes fazem parte deste ciclo de descarte.
Sabemos que devemos preservar os ecossistemas através de uma linha de produtos sustentáveis, que sejam menos tóxicos ao meio-ambiente e às pessoas. Portanto, as empresas têm cada vez mais investido nesta modalidade para proporcionar a conservação do meio-ambiente.
Além disso, a logística reversa é a importante aliada da sustentabilidade ambiental, pois ela permite que o controle de resíduos sólidos seja monitorado pelo departamento de Saúde, Segurança e Meio-Ambiente (SHE) das empresas.
Quais empresas são obrigadas a adotar logística reversa?
Citamos abaixo algumas empresas que devem adotar esta prática em seus ciclos produtivos e de gestão de resíduos sólidos, e há muitas vantagens de se optar por esta prática através da empresa de logística reversa no ES, como a Ilha Ambiental. Confira:
- Indústria: As indústrias devem adotar a prática da logística inversa em seus ciclos produtivos, para que os fornecedores e consumidores possam retornar os resíduos sólidos para serem reciclados. Há vários canais de comunicação que as indústrias mantêm a disposição para o descarte de resíduos sólidos.
- Distribuição: Distribuidores também são obrigados a adotar esta prática. Uma vez que os resíduos sólidos e óleos lubrificantes devem ser descartados corretamente, as distribuidoras devem cooperar com a preservação e conservação do meio-ambiente.
- Varejos e lojas: Varejos e lojas devem seguir as boas práticas da logística inversa para que os produtos vendidos possam ser reciclados corretamente. Muitos supermercados já adotam esta prática com pontos de reciclagem.
Portanto, a empresa de logística reversa no ES Ilha Ambiental poderá realizar a coleta de resíduos sólidos da sua empresa, e também realizar a logística inversa de materiais que causam impactos ao meio-ambiente como pneus, pilhas, baterias e resíduos de medicamentos.
Como a logística reversa diminui a geração de resíduos sólidos nas empresas?
Ao contratar os serviços da empresa de logística reversa no ES Ilha Ambiental, a logística inversa é aplicada em todo o material e embalagem que as indústrias produzem, que saem das indústrias e passam pelo processo logístico até chegar ao consumidor final.
Após o consumo final é realizado o descarte, onde é coletado o material descartado e feito o retorno para a empresa de logística inversa que irá descartar de forma adequada o produto através do gerenciamento de resíduos no ES.
Além disso, com a prática da logística inversa há a diminuição de resíduos sólidos nas empresas, uma vez que com o descarte correto destes materiais, é possível usufruir inúmeros benefícios relacionados a questões ambientais e econômicas por meio da reciclagem dos materiais e das boas práticas de gerenciamento de resíduos no ES.
Por que uma empresa ambientalmente adequada poderá realizar a logística reversa?
A Ilha Ambiental é a empresa de logística inversa que está devidamente capacitada, tanto em mão-de-obra, como em equipamentos e veículos para atendimento de indústrias, comércios, hospitais e clínicas entre outros segmentos de atuação, realizando o gerenciamento de resíduos no ES.