A Ilha Ambiental, Empresa de Limpezas Técnicas, Gerenciamento, Transporte e Descarte de Resíduos que realiza a limpeza de tanque de diesel. A empresa que possui matriz em Vila Velha, no Espírito Santo e filial na capital do Rio de Janeiro, trabalha em todo território nacional.
Isso nos permite atender as mais diversas empresas em qualquer lugar. Trabalhamos seguindo todas as normas vigentes e somente com profissionais treinados, capacitados e com experiência na função.
Fazer a limpeza de tanque de diesel não é uma tarefa fácil e precisa de muito cuidado para evitar riscos de contaminação, isso porque, o produto utilizado não pode vazar ou escorrer dos tanques durante a limpeza, pois contamina o solo causando assim danos ambientais.
Ao mesmo tempo o procedimento não pode trazer riscos para os profissionais que estão executando esse trabalho, bem como os funcionários de sua empresa ou para as pessoas que circulam no ambiente.
Por exemplo, durante a limpeza de um desses tanque em um posto de combustível não se pode pôr em risco os clientes que abastecem no local. O ideal inclusive é realizar essas tarefas de limpeza durante o período que a empresa não está em funcionamento.
Porém, isso nem sempre é possível, então todas as medidas de prevenção possíveis devem ser tomadas e a Ilha Ambiental sabe realizar todos esses procedimentos em segurança.
Como funciona o processo de limpeza de tanque de diesel
O processo de limpeza de tanque de diesel é um pouco diferente do processo de limpeza de outros tipos de tanques de combustível, no qual começa com o cuidado do diesel não ‘borrar’ no fundo do tanque.
Isso pode ocorrer por muitos motivos (que comentaremos mais abaixo) e são prejudiciais tanto para a qualidade do diesel quanto para os equipamentos da sua empresa (como as bombas de combustível).
Esta borra não pode ser vendida para os clientes pois pode inclusive estragar os veículos ou diminuir o rendimento dos mesmos. Ou seja, é preciso realizar limpezas frequentes no tanque de diesel.
Para iniciar a borra do fundo do tanque é sugada para caminhões tanques a vácuo da nossa empresa. Em seguida inicia o processo de hidrojateamento. Novamente o caminhão-tanque entra em ação para realizar a sucção do material resultante dentro do tanque.
Após isso um profissional realiza a limpeza manual do interior do tanque é realizada. Somente após todo o procedimento e a secagem completa do interior é que o tanque pode ser abastecido novamente.
Vantagens ao optar pela limpeza de tanque de diesel na Ilha Ambiental
Trabalhamos apenas com profissionais especializados, treinados na NR20 e totalmente capacitados para função, além de proporcionarmos treinamento de aperfeiçoamentos constantes para eles.
Ao final da limpeza, emitimos todos os certificados necessários que comprovam a limpeza, descontaminação e também o destino dos resíduos (gerenciamento de resíduos). Visto que, todos nossos profissionais estão dentro das normas NR33 e NR35.
3 motivos para criar borra no fundo do tanque de diesel
Como dito o tanque de diesel pode criar uma espécie de borra em seu fundo. Isso ocorre por alguns motivos. Vamos citar aqui 3 deles:
- Diesel estocado;
- Tipo de tanque utilizado;
- Presença de água.
Abaixo falaremos sobre cada um deles.
1. Diesel estocado
O Diesel ao permanecer por um longo período estocado nos tanques, geralmente é comum ocorrer em empresas como em postos de combustíveis, faz com que essa borra de sedimentos seja criada no fundo.
O ideal é ter um estoque de diesel sempre novo ou renovado para evitar esse tipo de problema, que é deixar o combustível muito tempo parado dentro do tanque.
Em empresas onde existe alta rotatividade do produto a borra não costuma acontecer por esse motivo, uma vez que o diesel está sempre sendo renovado dentro do tanque.
Porém, para empresas que não tenham muita rotatividade do produto, o ideal é estocar quantidades menores de diesel para que ele não fique muito tempo parado.
Além disso, o produto estocado por longos períodos pode se degradar parcialmente, o que ocasiona em problemas para os veículos dos seus clientes.
2. Tipo de tanque utilizado
O interior do tanque que estoca o diesel não pode ser revestido de materiais como cobre, bronze e latão causam uma reação química quando em contato com esse tipo de combustível.
O resultado é o surgimento da borra no fundo do tanque e também pode prejudicar a qualidade do diesel e a vida útil do tanque.
3. Presença de água
Comentamos acima que o tanque precisa estar seco antes de enchê-lo novamente com diesel e isso tem um motivo. A presença de água dentro do tanque se torna nutriente e ambiente para a proliferação de microorganismos.
Se esse for o caso na sua empresa, a borra encontrada no fundo dos tanques é, na verdade, um depósito de microorganismos.
Isso pode contaminar as suas bombas de atendimento bem como os tanques dos veículos de seus clientes, causam muita dor de cabeça para todos.
Solicite um orçamento
Entre em contato com nossa equipe pelos telefones: (27) 3222-5599 ou (21) 2622-3521 ou pelo e-mail: contato@ilhaambiental.com.br