O Que é Greenwashing?
Diante de uma sociedade cada vez mais voltada para o consumo consciente e a sustentabilidade, muitas empresas fazem do marketing verde uma forma de vender seus produtos, mas utilizam de informações que não são inteiramente verdadeiras, passando uma falsa ideia de sustentabilidade. Isso é chamado de Greenwashing e a prática deve ser evitada. A Ilha Ambiental, empresa de gerenciamento de resíduos, explica para você o que é o greenwashing, como identificar e evitar essa prática e também as consequências para a imagem da sua empresa.
A sustentabilidade se tornou um fator importante na hora de escolher um produto ou empresa, afetando a escolha dos consumidores em geral. Por esse motivo, muitas empresas focam em deixar claro seu compromisso com o meio ambiente. Mas, por vezes, as informações divulgadas são falsas ou exageradas, e isso é chamado de greenwashing. Essa estratégia de comunicação enganosa é utilizada em discursos, ações, redes sociais e campanhas, com o intuito de divulgar posturas voltadas para sustentabilidade, mas que não são de fato aplicadas pela empresa.
O greenwashing é um termo em inglês, que traduzido significa “lavagem verde”, justamente essa propaganda enganosa feita por diversas empresas, fazendo o consumidor acreditar que está comprando um produto de uma empresa preocupada com a sustentabilidade. Além de não praticar as ações de sustentabilidade divulgadas, muitas vezes as empresas ainda prejudicam o meio ambiente, fazendo o contrário do que é divulgado. Qual é o maior perigo do greenwashing? A Ilha Ambiental, empresa de gerenciamento de resíduos, explica para você. Além do prejuízo ao meio ambiente, ele pode afetar também a reputação da empresa, uma vez que as informações podem ser facilmente verificadas.
Considerada uma má prática de marketing, o greenwashing surgiu por causa do crescimento do número de consumidores preocupados com a sustentabilidade e com os impactos gerados no meio ambiente através do consumo. Muitas pessoas só compram produtos de empresas que deixam claro esse compromisso com a sustentabilidade. Nesse cenário, o greenwashing se tornou uma estratégia para manipular esses consumidores e tentar melhorar a imagem da empresa, mas pode acabar tendo o efeito contrário.
Para ser de fato considerado greenwashing, a empresa ou o produto deve utilizar informações falsas relacionadas à práticas de sustentabilidade e zelo pelo meio ambiente, ou ocultar características que são nocivas. Outras formas que isso pode ser feito é alterando valores e referências de quantidades, colocando números não verdadeiros, e utilizando dados incorretos, ambíguos, sem prova de veracidade. É possível, ainda, que na prática de greenwashing a empresa inclua selos ou certificados ambientais falsos para conferir ainda mais credibilidade à informação falsa.
Como podemos identificar o greenwashing? Ao olhar para um produto é importante saber algumas características que podem apontar para o greenwashing. A Ilha Ambiental, empresa de gerenciamento de resíduos, explica como identificar o greenwashing e a importância de evitar essa prática com consequências negativas para sua empresa. Continue a leitura!
Saiba Como Identificar, Evitar e as Consequências do Greenwashing Para Sua Empresa
Como o greenwashing envolve informações não verdadeiras, existem algumas estratégias que podem ajudar a identificar essa prática. A Ilha Ambiental, empresa de gerenciamento de resíduos, tem um compromisso com a sustentabilidade e te explica como ficar atento a esses sinais.
Uma das formas de identificar o greenwashing é quando a propaganda, rótulo ou outra forma de divulgação da empresa não apresenta provas. Ou seja, quando não existem informações suficientes para certificar aquela informação, ou as informações fornecidas são vagas e imprecisas. Empresas que praticam o greenwashing não fornecem muitas informações concretas das atitudes ambientais praticadas, ou formas de confirmar aquela informação.
O greenwashing também pode ser configurado quando a informação está correta mas não tem relevância, como dizer que um produto não possui uma substância nociva específica, mas o uso dessa substância já foi formalmente proibido em lei. O greenwashing pode envolver, ainda, quantidades falsas, com números, porcentagem, que não condizem com a realidade daquele produto.
A prática de greenwashing deve ser evitada, pois além dos impactos negativos ao meio ambiente ela também afeta negativamente a imagem da empresa, pois o consumidor pode pesquisar e confirmar (ou não) a veracidade daquela informação, conseguindo identificar o greenwashing. A melhor estratégia é de fato adotar posturas voltadas para sustentabilidade dentro da sua empresa, mesmo que em passos pequenos.
Uma boa forma de começar a caminhar no sentido da sustentabilidade e sem ceder ao greenwashing é fazer a gestão dos resíduos com uma empresa de qualidade como a Ilha Ambiental, empresa de gerenciamento de resíduos. Essa atitude vai eliminar impactos negativos dos seus resíduos ao meio ambiente, e é uma prática muito bem vista pelos consumidores, melhorando a imagem da empresa da forma correta. A gestão de resíduos envolve diversas ações de sustentabilidade, voltadas para coleta, armazenamento, transporte, tratamento e destinação final de resíduos. Todas essas etapas variam na forma com que são conduzidas, pois depende do tipo de resíduo da empresa. O impacto positivo dessa prática reflete na saúde pública e no meio ambiente.
A melhor forma de evitar o greenwashing é de fato implementar posturas sustentáveis na empresa, mesmo que esse processo seja mais lento, e ser transparente com o consumidor acerca do que está sendo implementado. A gestão de resíduos é uma forma de começar esse processo e fazer uma grande diferença para o meio ambiente, pois os resíduos da sua empresa estão sendo direcionados da forma correta! Além disso, práticas como a reciclagem e a logística reversa são essenciais.
Evite o greenwashing! Essa falsa imagem com o objetivo de atrair o consumidor pode gerar o efeito contrário, fazendo a marca perder a confiança do público e investidores. Além disso, o greenwashing é uma prática proibida em lei, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, e pode ocasionar penalidades e multas.
O marketing verde está em alta e tanto investidores como consumidores estão atentos às práticas de sustentabilidade das empresas, por isso é tão importante que o greenwashing seja combatido, e práticas corretas e transparentes sejam divulgadas pelas empresas. A Ilha Ambiental, empresa de gerenciamento de resíduos, ajuda você e a sua empresa a caminhar no sentido correto, em busca da sustentabilidade transparente.
Sustentabilidade de Verdade! Conte Com a Ilha Ambiental, Empresa de Gerenciamento de Resíduos
Agora que você já sabe melhor sobre o greenwashing e as consequências negativas dessa prática, opte pela sustentabilidade de verdade! A Ilha Ambiental, empresa de gerenciamento de resíduos e limpeza industrial, ajuda a sua empresa a ter boas práticas de sustentabilidade ao dar o direcionamento correto para os resíduos gerados, além de cuidar de todo o processo de transporte de resíduos, armazenamento e destinação final. Assim, você pode ter a segurança de que está agindo a favor do meio ambiente, e que essa prática vai refletir de forma positiva na imagem da sua empresa! Entre em contato conosco.