O que é gestão de resíduos?
A gestão de resíduos é um processo que envolve a coleta, transporte e destinação final de resíduos gerados por empresas de bens e serviços dos mais diversos setores.
Resíduos são sobras de materiais utilizados no processo de produção das indústrias. Podem ser sólidos ou líquidos e alguns são inflamáveis, tóxicos, reativos, entre outras características consideradas perigosas ou prejudiciais.
Portanto, é de extrema importância que esses materiais sejam descartados da maneira correta, a fim de evitar danos ao meio ambiente e para a população em geral. Uma gestão de resíduos serve para que o descarte seja feito de forma segura e planejada, para minimizar possíveis riscos.
O gerenciamento de resíduos adequado deve ser feito por um setor especializado na empresa ou por uma empresa de gestão de resíduos no ES.
Como funciona a gestão de resíduos
Atualmente a preocupação ambiental é assunto importante quando se fala em atividades industriais. Os impactos que as produções dessas empresas podem causar pode ser imenso pela quantidade e os tipos de resíduos que elas geram.
A gestão de resíduos é dividida em algumas categorias de tipos de materiais, que podem ser:
- Não perigosos
Os resíduos não perigosos são classificados no gerenciamento de resíduos como biodegradáveis, comburentes ou solúveis em água, por exemplo. Podem ser não inertes ou inertes.
Os não inertes são materiais líquidos, gasosos ou sólidos que não possuem capacidade de contaminação, mas podem sujar o solo, rios e atmosfera, ou podem ser infamáveis, corrosivos etc., como por exemplo plásticos e garrafas PET.
Já os inertes não se decompõem com o passar do tempo, como entulhos de demolição, pedras, areia, sucatas de ferro, madeiras, isopor, borrachas, latas de alumínio e vidros.
- Perigosos
Esses resíduos podem causar risco a saúde das pessoas e ao meio ambiente. Podem ser corrosivos, inflamáveis, patogênicos, reativos ou tóxicos. A gestão de resíduos desses materiais deve ser feita de forma cautelosa, para não causar danos aos profissionais que os manuseiam nem trazer outros prejuízos por um descarte incorreto.
- Sólidos
Segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), esses resíduos são substâncias, objetos ou bens descartados no estado sólido ou semissólido, de indústrias, hospitais, comércios, serviços, construção civil, limpeza urbana ou agricultura.
É necessário fazer a gestão de resíduos sólidos para o descarte correto e não haver contaminação e poluição do meio ambiente, seguindo os parâmetros de segurança.
- Recicláveis
Os resíduos recicláveis devem ser tratados de forma diferenciada no gerenciamento de resíduos, desde a coleta, até a separação dos materiais, de acordo com as classificações de materiais para reciclagem, estipulados na normalização brasileira.
Como é feito o processo de gestão de resíduos?
O gerenciamento de resíduos é baseado em um planejamento que considera uma série de fatores relacionados a coleta e manuseio de cada tipo de resíduo dos setores. Depois é feita a implementação e execução por meio de profissionais especializados e equipamentos específicos, a fim de garantir uma excelência no tratamento dos materiais e a saúde e segurança da equipe.
Os resíduos passam por etapas como triagem, acondicionamento, coleta interna, amostragem para caracterização, armazenamento, coleta para transporte e destinação final.
Quem é responsável pela gestão de resíduos
O gerenciamento de resíduos deve ser feito por profissionais capacitados, com treinamento específico para a realização do trabalho.
A responsabilidade é dividida entre o Poder Público, as empresas e a população. As empresas devem ser conscientes na produção de seus materiais, buscando reduzir ao máximo seus resíduos e os encaminhando corretamente para o descarte.
Segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos, tanto pessoas físicas quando jurídicas são responsáveis pela implementação e operacionalização integral do plano de gestão de resíduos sólidos.
A função de um gestor de resíduos é planejar o processo de coleta e manutenção, visando o cuidado ambiental e social. Esse profissional define estratégias para cada categoria de material, considerando sua destinação especifica, e gerencia os profissionais para que tudo seja feito de forma cautelosa, a fim de evitar danos e problemas.
Isso pode ser feito também por uma empresa de gestão de resíduos no ES, que irá garantir qualidade na prestação do serviço, de acordo com as legislações e as diretrizes necessárias. Essas empresas possuem uma equipe de profissionais treinados para a máxima segurança, e o uso de equipamentos específicos para a otimização do processo de coleta, incluindo o uso de veículos licenciados e próprios para cada material, garantindo o transporte correto, além de garantir a documentação de todo o processo.
As práticas de gestão de resíduos têm o objetivo de diminuir o impacto negativo que restos de produtos podem trazer ao meio ambiente e à saúde das pessoas. Apesar de ser obrigação, uma organização sustentável traz apenas benefícios, especialmente porque consciência ambiental é uma exigência muito grande atualmente. Pode trazer maior competitividade no mercado, redução de custos e, consequentemente, aumento da margem de lucro.