O que são os resíduos líquidos?
Os resíduos líquidos são qualquer despejo liquido proveniente de atividades industriais. Essas substâncias, chamadas de efluentes, podem ser químicos, tóxicos, viscosos, e se não tiverem uma boa gestão de resíduos líquidos podem prejudicar seriamente o meio ambiente.
A produção de resíduos líquidos acontece em praticamente todos os tipos de indústria e setores econômicos. A gestão de resíduos líquidos não se trata apenas de água usada para fins industriais, mas qualquer substância líquida, como ácidos, óleos, e até mesmo efluentes sanitários e perigosos.
Qualquer tipo de líquido precisa ter um bom gerenciamento de resíduos, a fim de impedir completamente que sejam jogados no meio ambiente. Essa prática pode contaminar o solo, a água, animais e até os seres humanos.
Dessa maneira, é importante que se procure uma empresa de gestão de resíduos no ES, que irá fazer um serviço qualificado e especializado, de acordo com as normas e as medidas de segurança necessárias.
Como funciona a gestão de resíduos líquidos?
Na gestão de resíduos líquidos, as substâncias são tratadas de acordo com suas características físicas, químicas e biológicas.
O serviço de gerenciamento de resíduos consiste na avaliação dos materiais, para ver se existem contaminantes e separar as cargas orgânicas e as tóxicas dos efluentes.
Basicamente, existem três tipos de efluentes no gerenciamento de resíduos: os efluentes industriais, os efluentes oleosos e os efluentes sanitários.
Efluentes industriais
Na gestão de resíduos líquidos industriais é importante analisar cada tipo de substâncias para identificar a presença de substâncias orgânicas e inorgânicas, metais pesados, hidrocarbonetos, corantes, detergentes, etc. Após isso, são feitas análises quantitativas a partir da medição de pH, temperatura, cor, turbidez, alcalinidade, oxigênio e a vazão.
Existem três etapas nesse tipo de gerenciamento de resíduos:
Processos físicos: remoção de sólidos através de separações físicas, o que também ajuda a reduzir ou eliminar os microrganismos presentes.
Processos químicos: são usados produtos químicos para remover os poluentes e condicionar os efluentes através de reações químicas.
Processos biológicos: tratamento que transforma a matéria orgânica dissolvida e em suspensão em flocos biológicos e gases. Serve para acelerar um processo que já acontece na natureza.
Essas etapas da gestão de resíduos líquidos são necessárias para que se defina exatamente o tipo de líquido que será tratado. Isso ajuda a estabelecer o melhor método a ser usado para fazer o procedimento de gestão de resíduos líquidos.
Efluentes oleosos
A gestão de resíduos líquidos oleosos consiste, basicamente, no tratamento de misturas de água e óleo produzidas por diversos setores.
O processo começa pela separação de óleo e água, através de equipamentos específicos. Depois é feita uma decantação, para remover parte do óleo; um tratamento físico-químico para quebra da emulsão e coagulação e da floculação nas gotículas do óleo; e finalmente um procedimento de flotação, que separa o óleo floculado da água tratada.
Tudo isso é importante para a gestão de resíduos líquidos oleosos para que o meio ambiente não seja prejudicado no descarte.
Efluentes sanitários
O gerenciamento de resíduos sanitários trata de coletar resíduos de esgotos residenciais, comerciais, ou qualquer edificação com banheiros ou cozinhas que não possuem rede coletora de esgoto.
A gestão de resíduos líquidos sanitários serve para o tratamento e a destinação desses resíduos líquidos para não prejudicar o meio ambiente e fazer o descarte correto.
Assim como a gestão de resíduos líquidos industriais, os efluentes sanitários são analisados em suas características físicas, químicas e biológicas. Após isso, existe uma série de processos de gerenciamento de resíduos que envolvem:
Operações físicas unitárias: utiliza forças físicas para remoção de contaminantes;
Processos químicos unitários: adição de produtos químicos ou de reações químicas para remoção ou conversão de contaminantes;
Processos biológicos unitários: tratamento biológico para a remoção dos contaminantes.
Após esses tratamentos de gestão de resíduos líquidos, eles podem ser descartados de forma que não impacte no meio ambiente.
Importância de uma empresa de gestão de resíduos no ES para um bom gerenciamento
A gestão de resíduos líquidos é um procedimento necessário que ajuda a diminuir os impactos causados no meio ambiente pelo descarte incorreto, contribuindo para a qualidade de vida da sociedade.
O meio ambiente consegue decompor matéria orgânica presente nas águas, entretanto, nos processos industriais e sanitários, os líquidos acabam se juntando a materiais tóxicos e que podem ser muito prejudiciais. Por esse motivo a gestão de resíduos líquidos se faz necessária, para que essas substâncias possam ser tratadas de forma eficaz, removendo os contaminantes e eliminando o impacto.
O gerenciamento de resíduos é um processo minucioso e rigoroso, precisa de uma série de etapas e detalhes imprescindíveis, que auxiliam para que os efluentes não contaminem o solo, os recursos hídricos, a fauna, a flora e os seres humanos, ao serem colocados na natureza.
A Ilha Ambiental é uma empresa de gestão de resíduos no ES que trabalha de acordo com as normas e legislações relacionadas a coleta, transporte, análise e destinação final dos rejeitos, prestando um serviço de qualidade, com profissionais qualificados e veículos licenciados.