Gerenciamento de Resíduos: o Que é?
Conforme a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), todos os resíduos produzidos em pequena ou larga escala, em residências, estabelecimentos, indústrias e no agronegócio, devem receber a destinação adequada. A Política Nacional de Recursos Hídricos, por sua vez, propõe que o descarte de líquidos, independentemente da proveniência, não pode afetar o meio ambiente, tampouco prejudicar a saúde humana.
De fato, em tempos nos quais a produção de lixo tem sido acentuada devido aos meios de produção em amplas proporções, é importante implementar ações de gerenciamento de resíduos. Trata-se de uma forma de realizar a gestão adequada de materiais a serem descartados e, inclusive, promover o reuso e a reciclagem, se possível.
Dessa forma, o gerenciamento de resíduos, mais precisamente, consiste no planejamento e na implementação de práticas específicas de coleta, manejo, transporte e destinação final de resquícios de substâncias.
Os hospitais, por exemplo, devem dispor de uma política rígida de gerenciamento de resíduos para evitar que agentes contaminantes, como vírus e bactérias, sejam descartados na natureza, sendo nocivos à saúde humana. Já nas indústrias, materiais como plásticos, metais, cinzas, óleos, entre outros componentes que sobram da cadeia produtiva, devem ser devidamente tratados.
Então, se você quer entender melhor a importância do gerenciamento de resíduos, acompanhe a leitura que a Ilha Ambiental, Empresa Especializada em Gerenciamento de Resíduos, preparou!
Gerenciamento de Resíduos: Importância
A ideia de gerenciamento de resíduos coaduna-se com medidas de preservação do meio ambiente, bem como pressupostos legais previstos na Lei de Crimes Ambientais, na Política Nacional de Resíduos Sólidos e na Política Nacional de Recursos Hídricos.
Os resíduos que podem ser manejados, ou seja, coletados e alocados por uma empresa especializada em gerenciamento de resíduos, como a Ilha Ambiental, são:
- Resíduos perigosos: agrotóxicos, pilhas, baterias, pneus.
- Resíduos não perigosos: plásticos, garrafas PET, entre outros.
- Resíduos recicláveis: vidro, papel, metal, entre outros.
- Resíduos industriais: borracha, papel, metal, entre outros.
- Efluentes oleosos: diesel, gasolina, óleo BPF, entre outros.
- Efluentes sanitários: matérias orgânicas como fezes e restos de comida, por exemplo.
Cada um desses materiais ou substâncias segue protocolos específicos de gestão para evitar a contaminação do solo, de rios e mananciais, reduzir os impactos ao meio ambiente e preservar a vida humana.
Mas, de modo geral, podemos dizer que o gerenciamento de resíduos ocorre a partir da implementação de algumas etapas. Inicialmente, a empresa responsável estuda o grau de periculosidade dos materiais a serem descartados para traçar um plano de ação.
Logo após, é elaborado um planejamento que conduzirá todo o processo. Nesse viés, decide-se sobre os métodos de coleta, limpeza, transporte e destinação final. Ainda nessa fase, os profissionais são devidamente orientados quanto ao uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e de Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC).
Por fim, durante a execução do plano de ação, todo o processo é rigorosamente seguido para promover segurança aos envolvidos e preservar o meio ambiente. A empresa especializada em gerenciamento de resíduos, inclusive, realiza a destinação final de todos os materiais, alocando-os da forma correta.
Vale lembrar, ainda, que, conforme a PNRS, é obrigação da instituição poluidora efetuar o tratamento adequado das substâncias a serem descartadas. Caso contrário, lhe serão imputadas multas e, até mesmo, sanções penais. Assim, trata-se de uma responsabilidade legal.
Mas, além disso, o gerenciamento de resíduos também é uma responsabilidade social, uma vez que todas as esferas da sociedade devem desenvolver hábitos sustentáveis para resguardar a biodiversidade e evitar prejuízos às gerações futuras.
Dessa forma, fazer a gestão correta dos materiais descartados deve compor os valores de todo e qualquer estabelecimento. Na verdade, os próprios consumidores, quando notam uma preocupação ambiental por parte da empresa e/ou marca cujos produtos eles adquirem, apresentam mais tendência de se fidelizarem.
Ilha Ambiental: Empresa Especializada em Gerenciamento de Resíduos
Como você pôde perceber, o gerenciamento de resíduos é de suma importância para a preservação do meio ambiente e da vida humana. Por isso, os materiais residuais, perigosos ou não, poluentes ou não, não podem ser, simplesmente, descartados na natureza sem o devido planejamento.
Esse planejamento envolve: estudo meticuloso sobre os resíduos a serem coletados, elaboração de um plano, execução do serviço. Por isso, o ideal é contar com uma empresa especializada em gerenciamento de resíduos, como a Ilha Ambiental, para que a sua empresa esteja em conformidade com todos os requisitos legais.
Além disso, ao optar pelo gerenciamento de resíduos com uma prestadora confiável, como a Ilha Ambiental, seu negócio transmitirá a mensagem de sustentabilidade, o que, inclusive, é bem visto pelos consumidores.
Portanto, acesse o nosso site e solicite um orçamento para gerenciamento de resíduos na sua empresa!
Leia Mais
Conheça Mais Sobre a Limpeza De Tanques Da Ilha Ambiental
Descontaminação De Equipamento : Saiba a Importância Deste Serviço