A coleta de resíduos industriais como metais, ligas de metais, plástico, papelão, fibras e metais pesados é um procedimento importante e essencial para o descarte correto de materiais não aproveitados pela indústria. Mas o que isso significa? Isso quer dizer que todas as empresas do ramo da indústria geram resíduos.
E estes restos de materiais devem ser descartados seguindo as Normas Ambientais vigentes e também causando o mínimo impacto possível no meio ambiente. Muito interessante, não é mesmo? Vamos explorar então quais são as etapas da coleta residual e como isso funciona!
Mas, antes de mais nada, devemos explicar que o gerenciamento de resíduos deve seguir a elaboração do PGRS que é o Plano de Gerenciamento de Resíduos que segue a Política Nacional de Resíduos Sólidos de acordo com a Lei nº 12.305/2010. Para as indústrias que produzem resíduos, todo o seu processo produtivo e de descarte deve ser planejado de acordo com esta Lei e o PGRS.
E quer saber mais? A coleta de resíduos industriais ainda deve seguir a Lei Nº 12.305 de acordo com a ABNT NBR 10.004. Mas do que isso se trata? Esta lei fornece as bases e diretrizes para que os resíduos sólidos industriais sejam segregados de acordo com a periculosidade. Conforme as regras e artigos desta Lei orientam.
Há também outras ações que essas Leis determinam para o processo de coleta de resíduos industriais. Como exemplo, podemos citar o tratamento e a destinação final destes resíduos sólidos! E como isso funciona? O tratamento de resíduos sólidos consiste na aplicação de métodos para eliminar os danos dos resíduos ao meio ambiente. A destinação final destes resíduos sólidos é enviado para a reciclagem.
Conclusões
- As etapas de coleta de resíduos industriais consistem em seis principais ações que devem ser seguidas desde a elaboração do PGRS até a destinação final dos resíduos sólidos. Estas etapas são compostas pela elaboração de PGRS, segregação de resíduos nos pontos de geração, armazenamento temporário de resíduos, coleta de resíduos, tratamento de resíduos e destinação final.
- O processo de gerenciamento de resíduos garante com que o meio ambiente seja preservado, as Leis e Diretrizes de proteção ao meio ambiente sejam seguidas e que as indústrias também possam garantir a qualidade e a rastreabilidade dos resíduos sólidos através do Sistema de Gestão Integrada (SGI).
- A empresa de Gerenciamento e Descarte de Resíduos tem por finalidade garantir que todas estas seis etapas da coleta de resíduos sólidos produzidos pela indústria funcionem de forma correta e com eficiência. Neste sentido, ter profissionais qualificados e capacitados para realizar a gestão de resíduos é de fundamental importância.
Como funciona a coleta de resíduos industriais?

A coleta de resíduos industriais funciona de modo que o Sistema de Gestão Integrada (SGI) seja implementado em todas as fases do processo produtivo para garantir a redução do impacto ambiental destes compostos no meio ambiente. E qual a finalidade? A finalidade do SGI é oferecer a metodologia e o plano de ação para que a coleta de resíduos na indústria seja realizada de forma eficiente.
Para o gerenciamento de resíduos, o SGI e o PGRS devem trabalhar em sincronia para que os resíduos sólidos possam ser coletados em seis etapas e descartados de forma adequada reduzindo os danos ao meio ambiente. E quer saber como isso tudo funciona? Abaixo apresentamos as seis principais etapas de cólera de resíduos dentro da indústria:
Etapas da coleta de resíduos industriais:
- Elaboração de PGRS: A empresa de coleta de resíduos industriais deverá possuir Plano de Gerenciamento de Resíduos – PGRS atualizado e seguir o conteúdo mínimo do artigo 21 da Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei nº 12.305/2010.
- Segregação de resíduos nos pontos de geração: Os resíduos sólidos industriais devem ser segregados de acordo com a periculosidade, conforme a Lei Nº 12.305, de 02 de agosto de 2010 e a norma ABNT NBR 10.004.
- Armazenamento temporário de resíduos: Os resíduos industriais devem ser armazenados temporariamente para posterior tratamento e/ou destinação/disposição final ambientalmente adequada, de acordo com a classificação.
- Coleta de resíduos: A coleta de resíduos industriais é realizada pela Ilha Ambiental, por meio de veículos adequados para cada tipo de resíduo e suas embalagens.
- Tratamento: O tratamento de resíduos industriais consiste na aplicação de método, técnica ou processo que modifique as características dos riscos inerentes aos resíduos.
- Destinação final: Os resíduos não perigosos coletados podem ser enviados para reutilização, reciclagem, compostagem, recuperação ou aproveitamento energético, quando tecnicamente e economicamente viáveis.
PGRS, Segregação de Resíduos e Armazenamento Temporário: Conheça estas etapas

PGRS – Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos
Para a coleta de resíduos industriais, o PGRS (Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos) foi elaborado pela Política Nacional de Resíduos de acordo com a Lei Nº 12.305/2010. Ele tem como objetivo minimizar a geração de resíduos e também proporcionar aos resíduos gerados um encaminhamento seguro e correto.
Além disso, o PGRS é também o plano responsável por descrever o empreendimento ou a atividade da empresa em que os resíduos sólidos estão sendo gerados. Isso abrange a caracterização do material, a origem, o volume e os passivos ambientais vinculados ao impacto do seu descarte no meio ambiente.
Segregação de resíduos no ponto de geração
Durante a etapa do gerenciamento de resíduos, a segregação de resíduos no ponto de geração consiste em classificar os resíduos sólidos industriais de acordo com a sua periculosidade conforme a Lei Nº 12.305. E o que isso significa?
Isso significa que seguindo as orientações da ABNT NBR 10.004, a classificação de resíduos sólidos envolve também a identificação do seu processo ou atividade na indústria, assim como a sua origem na produção. Tudo isso é necessário para que o processo de coleta de resíduos industriais seja eficiente e contínuo.
Armazenamento temporário de resíduos sólidos
Após o processo de segregação os resíduos sólidos industriais devem ser armazenados temporariamente em continentes apropriados para o posterior tratamento ou destinação. Além disso, as classificações definidas no PGRS e no processo de segregação também devem ser levadas em consideração.
Tratamento e destinação final da coleta de resíduos sólidos industriais
Tratamento de resíduos sólidos industriais
Para o tratamento de resíduos sólidos industriais, a empresa de Gerenciamento e Descarte de Resíduos é responsável por implementar e executar técnicas, métodos ou processos para modificar as características dos riscos destes resíduos ao meio ambiente. Mas o que isso quer dizer exatamente?
Isso significa que no processo de gerenciamento de resíduos, materiais como metais, ligas de metais, plástico, papelão, fibras, metais pesados, etc. Devem ser tratados de forma que as suas características químicas sejam transformadas para causar o mínimo impacto possível ao meio ambiente.
Destinação final de resíduos sólidos industriais
No processo de coleta de resíduos industriais, a destinação final de resíduos sólidos industriais já tratados na etapa anterior também é de fundamental importância. Isso envolve o processo de logística adequado e também o gerenciamento dos aterros e depósitos onde estes materiais serão destinados.
E quer saber mais? Durante o processo de destinação final dos resíduos sólidos industriais classificados como não perigosos e com baixo impacto ao meio ambiente, eles podem ser enviados para reutilização, reciclagem, compostagem ou aproveitamento energético sendo uma alternativa economicamente viável. Excelente, não é mesmo?
Ilha Ambiental: Soluções em coleta de resíduos industriais

A nossa empresa de Gerenciamento e Descarte de Resíduos – Ilha Ambiental é referência em gerenciamento, tratamento e soluções em logística durante o processo de coleta de resíduos sólidos gerados pela indústria. Além disso, estamos desde 2008 oferecendo serviços de extrema qualidade e eficiência.
Para o gerenciamento de resíduos, contamos também com soluções personalizadas para atendermos a cada tipo de cliente. Seja uma indústria de usinagem, papel e celulose, indústria metalúrgica ou de produção de aço. Nós temos a solução perfeita em gerenciamento dos resíduos produzidos pela sua empresa.
Ficou interessado(a) e quer saber mais sobre os nossos serviços de coleta de resíduos industriais? Então entre em contato conosco e solicite um orçamento para que a sua empresa esteja de acordo com a legislação ambiental, torne as técnicas de coleta mais eficientes e ainda possa garantir vantagens econômicas.