O movimento ambiental é responsável por proteger o meio ambiente e evitar que as agressões sejam piores do que já são. Movimentos ambientalistas são mundialmente conhecidos porque influenciam a política e a sociedade.
Frequentemente, a ONU se reúne com líderes mundiais para tratar sobre o assunto, e a influência política e econômica do ecologismo está em todo o planeta.
A sociedade precisa estudar o movimento ambientalista para compreender melhor como funciona atualmente, mas existem muitos casos de corrupção e manipulação científica que não são mostradas na mídia.
Proteger o meio ambiente é obrigação de todos, independentemente de ser uma pessoa ou uma empresa, afinal, os recursos naturais são indispensáveis para a existência humana.
As pessoas estão cada vez mais conscientes disso e muitas passaram a aderir movimentos ambientais e colaboram de diversas formas com essa proteção.
Até mesmo ações simples como não comprar com uma marca que não tem consciência ambiental é uma das formas de aderir ao movimento.
Para entender um pouco mais sobre o assunto, este artigo vai explicar quais são os novos movimentos ambientais, quais são suas origens e qual é o principal movimento atualmente.
Quais são os novos movimentos ambientais
Os movimentos ambientais crescem socialmente pelo mundo, principalmente na Europa, tendo uma força política e econômica cada vez maior.
Um dos maiores movimentos é conhecido como Europa Ecologia, proveniente de um partido francês, que até 2020 administra apenas algumas cidades na França.
Na Holanda existe o partido ambientalista de esquerda Groen Links que superou o Partido Trabalhista nas eleições de 2017, ficando ao lado de socialistas.
Um grelha piscina precisa estar atento a esses movimentos para que possa aderi-los e colaborar com a prevenção do meio ambiente. Na Islândia, os ambientalistas superaram os social-democratas e venceram.
A mesma coisa acontece em outros países da Europa e ONGs ambientalistas continuam com uma estrutura gigantesca, como no caso do Greenpeace.
Já no Brasil, o movimento ambientalista é totalmente focado na Amazônia, com 16 mil ONGs apenas nessa região e muitas são compostas por estrangeiros.
Origem dos movimentos ambientais
Muitas pessoas se perguntam como o ambientalismo começou, visto que existe uma preocupação com os impactos na vida humana, em relação a diversas situações, como a poluição da água e do ar.
Isso acontece desde o período Romano e a poluição é associada à propagação de doenças epidêmicas que aconteceram na Europa no final do século 14 e meados do século 16.
A conservação do solo é praticada na China, Índia e Peru há cerca de 2 mil anos e todas essas preocupações deram origem ao ativismo público.
Hoje em dia, um Plataforma niveladora de doca embutida pode adotar diversos movimentos ambientais porque as versões contemporâneas surgiram no final do século 19, pela proteção do campo na Europa e do deserto nos Estados Unidos.
Outra coisa que motivou foi a Revolução Industrial e a oposição ao liberalismo, uma posição política que defende que todos os problemas sociais e ambientais podem ser resolvidos por meio do livre mercado.
Também existia uma filosofia de conservação de recursos desenvolvida por Gifford Pinchot, que foi o primeiro chefe do serviço Florestal dos Estados Unidos e que fazia uso sábio e eficiente dos recursos.
Também nos Estados Unidos surgiu uma abordagem fortemente biocêntrica, por meio de John Muir, o fundador do Sierra Club. Também Aldo Leopold, professor de gestão da vida selvagem, foi muito importante no Novo México, em 1924.
O local foi considerado como a primeira área selvagem nacional da América, introduzindo o conceito de ética da Terra, argumentando que o ser humano deveria se transformar em cidadãos da natureza.
As organizações ambientais que se estabeleceram no final do século 19 e meados do século 20 eram grupos de lobby da classe média que se preocupavam com a conservação da natureza, proteção da vida selvagem e poluição da indústria.
As práticas ambientais que uma clínica de camuflagem de estrias vermelhas pode seguir atualmente passaram por grandes evoluções, por conta das organizações científicas que se preocupavam com a história natural e aspectos biológicos de conservação.
Os Estados Unidos lideraram o mundo em alguns esforços durante o período, mas muitos movimentos estavam acontecendo na Europa e Oceania.
Um exemplo disso foi um grupo de cientistas e conservacionistas suíços que convenceram o governo a reservar 14 mil hectares nos Alpes suíços para criar o primeiro parque nacional da Europa em 1914.
Na Nova Zelândia, surgiu o Native Bird Protection Society, em 1923, como uma resposta à devastação decorrente da pecuária na ilha Kapiti.
Foi a partir de 1960 que surgiram várias vertentes filosóficas do ambientalismo e surgiram os movimentos políticos verdes como organizações não-governamentais e partidos políticos ambientalistas.
Embora exista uma grande diversidade no movimento ambiental, alguns pilares fortaleceram um tema que unificou os objetivos gerais da ecologia política, que nada mais é do que proteção ao meio ambiente, democracia de base, justiça social e não violência.
Mesmo assim, alguns ativistas se envolveram com ações ecoterroristas porque a violência foi vista por eles como uma resposta justa ao tratamento destruidor na natureza, principalmente por parte da indústria e da mineração.
Hoje em dia, um fabricante de embalagem de picolé personalizada pode contar com ações pacíficas e colaborar com ela.
Os objetivos políticos do movimento verde contemporâneo no ocidente industrializado têm como principal meta mudar políticas governamentais e promover valores sociais.
Nos Estados Unidos e na Europa ocidental ocorrem protestos contra o desenvolvimento de energia nuclear, principalmente após as catástrofes de Chernobyl em 1986.
Também existem muitos protestos contra o desmatamento na bacia amazônica e campanhas em diversos países para limitar o volume de gases de efeito estufa, provenientes de ações humanas.
Principal movimento ambiental
Hoje em dia, empresas dos mais variados segmentos, como uma de higienização de bancos automotivos, podem contar com práticas sustentáveis para a realização de seus serviços.
Esses processos foram desenvolvidos graças ao ambientalismo, um movimento ecológico, político e social que procura mecanismos sustentáveis e que reduzam os problemas ambientais, provenientes das ações humanas.
A economia verde e a sustentabilidade são pilares muito importantes e defendidos por essas pessoas, tendo como propósito proteger a biodiversidade do planeta e garantir a sobrevivência das próximas gerações, por meio de fontes de energia limpa.
Muitas pessoas acreditam que os movimentos de proteção ao meio ambiente são uma reação ao aumento da destruição dos ecossistemas, mas as primeiras iniciativas ambientais e ecologistas começaram nos anos 1900.
Elas utilizavam princípios científicos para desenvolver o manejo e a conservação de florestas no século 19, demonstrando o dever cívico das organizações e cientistas em remediar e reduzir os impactos da industrialização.
Hoje em dia, um fabricante de andador de empurrar para idoso sabe da importância em adotar práticas sustentáveis porque a industrialização trouxe muitos prejuízos ao longo da história.
Também é necessário lidar com os impactos da expansão contínua de fronteiras agrícolas em biomas que até então eram prístinos.
As ações ambientalistas são generalistas ou focadas na proteção de uma espécie ou habitat específico. Existem ONG, civis e grupos políticos que combatem diversos problemas, como:
- Poluição do ar;
- Poluição dos rios;
- Uso de combustíveis fósseis;
- Poluição dos oceanos.
São ações globais e de ampla escala que dificultam a coordenação de manifestações, além disso, exigem uma adaptação cultural e jurídica, uma vez que cada país possui sua própria legislação em uma visão social sobre assuntos ecológicos.
Um fabricante de espelho iluminado sob medida pode consultar o Greenpeace e outras ONGs com objetivos similares para melhorar suas práticas internas.
Elas trabalham contra a poluição e pesca extensiva, além de desenvolverem campanhas de proteção a espécies em ameaça e ameaçadas de extinção.
Também existem grupos menores regionais e locais, como associações de moradores que discutem medidas de reciclagem e reflorestamento urbano, sempre com foco em princípios ambientalistas.
É muito importante investir em educação ambiental nas escolas e com adultos, pois estas também são ações de proteção ao meio ambiente porque criam uma conexão afetiva da comunidade com a natureza, um objetivo dos ecologistas.
Pessoas e empresas, como uma especializada em recuperação estrutural de lajes, bem como governos estão cada vez mais acessíveis ao debate ambiental e dispostos a criar políticas públicas que conservem os ecossistemas.
Considerações finais
Proteger o meio ambiente é uma obrigação de todos e é justamente por isso que existem os movimentos ambientais que visam apontar crimes contra a natureza e lutar por melhorias nesse aspecto.
Com uma história extensa em todo o mundo, esses movimentos evoluíram até que chegaram ao ambientalismo, que hoje é considerado como o maior movimento ambiental do mundo.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.