A desinfecção de ambientes trata-se de um processo capaz de eliminar micro-organismos patogênicos de objetos inanimados e superfícies. Sua eficácia, depende do nível de desinfecção e cada nível serve para um objetivo específico, devendo respeitar também a superfície e ambiente a que se destina.
Existem alguns métodos que são classificados como físicos e químicos, conheça mais sobre cada um deles a seguir!
Quais são os métodos de desinfecção de ambientes
Desinfecção física
O método de desinfecção físico é muito utilizado em ambientes de saúde. Toda mecânica desse método envolve o calor como agente desinfetante. Para o processo, normalmente são usados equipamentos que permitem mais controle e menos risco operacional. São eles: lavadoras termodesinfetadoras, lavadoras de descarga e pasteurizadores.
Assim sendo, o método físico exige atenção especial aos aparelhos que serão desinfetados, sendo necessária a confirmação se são vulneráveis ou não a altas temperaturas.
Desinfecção química
O método de desinfecção química é ainda mais complexo e exige grande atenção da equipe responsável pela aplicação. Isso se deve aos perigos toxicológicos dos produtos químicos que, se mal administrados, além de não completar sua função, podem prejudicar a saúde das pessoas que estão no local.
Qual é a melhor opção? Depende do ambiente. Existem superfícies e ambientes que acabam dificultando a operação de uma desinfecção física, tornando a química a melhor, se não, a única viável. Portanto, alguns fatores devem ser levados em consideração ao se utilizar desinfetantes químicos, como:
A superfície a ser higienizada: se for lisa e não porosa, o processo será mais fácil e rápido. Superfícies com articulações e permeáveis tendem a ser mais difíceis de desinfetar. Nessas situações, o desinfetante precisa ser deixado por mais tempo na área.
A quantidade de micro-organismos e sua resistência: normalmente, quanto maior o nível de germes presentes, maior deve ser o tempo de contato com o desinfetante. A limpeza do local antes de usar o germicida também é de extrema importância, pois ajuda a reduzir o número de agentes contaminantes. Já a resistência influencia até mesmo na classificação do desinfetante, bem como no seu tempo de ação.
Outros fatores como a dureza da água utilizada para diluição, o PH da solução e presença de outros químicos também influenciam na escolha do produto. O importante é contratar uma empresa especializada na desinfecção de ambientes para realizar a limpeza.
Como funciona o processo de desinfecção de ambientes no controle de vírus
O processo de desinfecção de ambientes deve seguir as seguintes premissas e ter as seguintes características: garantir uma boa penetrabilidade dentro do local infectado e o composto desinfetante deve agir em um amplo espectro com a menor taxa de toxicidade.
A ação deve ser rápida a fim de não alastrar a contaminação e a medida também deve ser econômica. Para isso, são utilizados equipamentos próprios que permitem que um determinado processo produtivo tenha uma etapa de desinfecção eficiente. Visto que, a limpeza cuidadosa e desinfecção de superfícies ambientais são elementos essenciais e eficazes de prevenção e controle de infecção de vírus.
Desinfecção de ambientes conta o coronavírus
O mundo inteiro está vivendo um momento complicado por conta da propagação do Coronavírus, que pertence a uma família de vírus (CoV) e pode causar desde resfriados comuns a doenças mais graves, como a Síndrome Aguda Respiratória Severa (SARS) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS).
A gravidade da doença depende do grupo de risco afetado, em que pessoas jovens e saudáveis podem apresentar sintomas leves e moderados, que se assemelham ao de um resfriado, ou até mesmo terem casos assintomáticos.
Apesar da principal forma de transmissão do novo Coronavírus ser por meio de espirros, tosses ou até mesmo a fala, as gotículas de saliva e secreções expelidas por indivíduos infectados também podem contaminar superfícies e objetos.
Por isso, além de seguir medidas preventivas adotadas pelo Ministério da Saúde, estabelecimentos que não estão com suas atividades suspendidas devem se preocupar em realizar a desinfecção de ambientes, de maneira que elimine micro-organismos patogênicos de objetos inanimados e superfícies.
A Ilha Ambiental conta com profissionais e equipamentos especializados para realizar a desinfecção de superfícies de diversos tipos de ambientes e assim evitar ainda mais a contaminação do COVID-19.