Entenda como deve ser o correto descarte da máscara de proteção
Com o surgimento do Coronavírus, as pessoas tiveram que adaptar o seu cotidiano e também o seu modo de viver. Como uma das medidas de proteção contra a proliferação do vírus, está a utilização de máscaras, assim como a preocupação de como fazer o descarte de máscaras de proteção utilizadas.
Durante o ano de 2020, com o aparecimento e muito rápido crescimento do COVID-19 em todo o mundo, assim como no Brasil, onde ainda temos um número crescente de casos, as pessoas começaram a ter que adotar medidas para barrar esse aumento.
Diversas medidas foram implementadas pelos órgãos responsáveis, como a recomendação de lavar as mãos com álcool ou sabão, manter o isolamento social, assim como a utilização de máscaras de proteção em locais com públicos ou com presença de mais pessoas.
Ao adotar essa medida, outra preocupação surgiu, relacionada a como descartar máscaras de proteção da maneira correta. Levando em consideração que o descarte feito de maneira incorreta pode gerar graves consequências ao meio ambiente e a saúde dos agentes de limpeza.
Vale ressaltar que quando se trata do assunto máscaras é sempre recomendado que faça a utilização dos tipos que são reutilizáveis, assim agredindo menos o meio ambiente. Mas caso não seja possível, veja como fazer o descarte de máscaras de proteção descartáveis.
Como as máscaras estão em contato direto com o nariz e a boca, elas podem conter diversos vírus, entre eles o causador do Coronavírus, por isso, além de ter cuidado na hora de retirar a máscara, devendo retirar sempre pelos elásticos. Ainda é preciso pensar na melhor maneira de descartá-la.
Tendo como exemplo as máscaras cirúrgicas, essas não se decompõem tão facilmente, pois tem em sua composição uma substância chamada polipropileno, material usado na produção de embalagens, garantindo assim maior proteção para profissionais da área da saúde.
O descarte de máscara de proteção do tipo cirúrgica feito de maneira incorreta pode ocasionar um grave problema ambiental, desde sujar os lençóis freáticos, mares a entupir canais, assim causando alagamento.
Por isso, para casos de hospitais ou profissionais da saúde que tem contato direto com o vírus durante o trabalho, as máscaras de proteção devem ser conduzidas para um descarte especial por meio de uma empresa de gestão de resíduos no ES, evitando assim, que esse material contamine o lixo como um todo.
Veja o passo a passo de como deve ser feito o descarte de máscaras de proteção que foram utilizadas em ambientes contaminados:
- O primeiro passo é: Antes de retirar a máscara do rosto o profissional da saúde deve lavar bem as mãos com água e sabão;
- O segundo passo, é fazer a retirada segurando a máscara somente pelos elásticos ou amarrações, sem encostar na parte que estava em contato direto com o rosto;
- Após retirada a máscara, deve-se utilizar dois saquinhos, um colocado por dentro do outro, e dentro desses dois coloca-se a máscara de proteção que foi utilizada e então fazer a amarração dos saquinhos, certificando-se de que não há nenhum rasgo nesses sacos;
- Fazer o descarte desse saquinho que está com a máscara utilizada em um lixo que seja especificado para materiais contaminados pela empresa de gestão de resíduos no ES, ou caso não haja, preferencialmente no lixo do banheiro;
- Se houver outros resíduos de pacientes portadores do Coronavírus ou que estejam sob suspeita da doença, é recomendado repetir o mesmo procedimento feito para o descarte da máscara, não enchendo demais o saquinho para que não corra o risco de ele estourar, e identificando esse resíduo contaminado antes de jogá-lo no lixo;
- Por último, após realizado todo esse procedimento, o profissional deve lavar as mãos novamente com água e sabão esfregando bem entre os dedos e unhas.
Já para casos de pessoas comuns que utilizam a máscara somente para a proteção própria, sem muito contato direto com portadores do COVID-19, se estão se perguntando como descartar máscaras de proteção, essas devem ser jogadas em lixo comum, preferencialmente do banheiro.
Jogar no lixo do banheiro é o mais recomendado, pois esse lixo é considerado um rejeito, ou seja, um lixo que não contém nenhum material que possa ser reciclado. Assim, ele será direcionado diretamente para o seu destino final sem entrar em contato com outras pessoas podendo contaminá-las. É importante lembrar que as máscaras nunca devem ser descartadas junto aos materiais recicláveis.
Adotando essas medidas e contando com uma empresa de gestão de resíduos no ES, é possível criar um mundo melhor para todos, tanto para o agora, quanto para o futuro. Fazendo a utilização de maneira correta, assim como o descarte de máscara de proteção você não está protegendo não só a si mesmo, mas também ao próximo.