A decomposição dos materiais é um estágio de desintegração natural da matéria, onde as propriedades químicas e mecânicas são perdidas neste processo. O período para os materiais sólidos se decompor varia muito e depende das condições do ambiente.
Com o desenvolvimento de novas tecnologias e o aumento da fabricação e do consumo de diferentes produtos e bens, a quantidade de materiais sólidos produzidos em grandes cidades é elevada. Portanto, neste artigo falaremos sobre a decomposição de materiais sólidos para que você possa se conscientizar a respeito da importância do descarte correto.
Sendo que a área de decomposição dos materiais sólidos disponíveis para o depósito destes lixos está cada vez mais escassa, o acúmulo de sujeira gera um aumento da poluição do solo, do ar e da água, o que pode ser prejudicial à saúde das pessoas e causar problemas ao meio ambiente.
Como é o processo de decomposição dos materiais
Durante a decomposição dos materiais secos, como ferro, vidro, plástico e alumínio, o tempo para a sua total desintegração no meio ambiente pode levar muitos anos para se completar, sendo que realizar a reciclagem é uma prática recomendada e que pode beneficiar a vida de muitas pessoas.
A biodegradação, que é o processo de desintegração de materiais realizado por micro organismos decompositores, começa a agir de forma lenta sobre os compostos químicos de materiais que são descartados no meio ambiente como o plástico PVC, os quais podem levar centenas de anos para desaparecerem.
Já no caso da decomposição dos materiais como o ferro, por exemplo, a ferrugem ocorre no processo de biodegradação liberando gases tóxicos na atmosfera, o que pode causar danos ao meio ambiente e também colocar a saúde das pessoas e risco.
Pensando nisso, para que o gerenciamento de resíduos sólidos e o descarte correto sejam realizados durante a decomposição dos materiais, a empresa Ilha Ambiental oferece a você soluções de descarte e reciclagem. Confira em nosso site!
Quais são os tipos de decomposição dos materiais?
Para que a gestão de resíduos possa ser realizada corretamente, devemos conhecer quais são os tipos de decomposição que ocorre no processo de biodegradação de materiais sólidos como plásticos, ferro e alumínio. Citamos abaixo as definições legais para a compostagem:
- Composição química: Para os materiais pesados que são descartados no meio ambiente, como ferro, alumínio e cobre, é considerado a diminuição matéria volátil destes metais, como o flúor.
- Biodegradabilidade: Para que um material possa estar de acordo com as leis de gerenciamento de resíduos sólidos, eles devem se desintegrar com a conversão de mais de 90% do material original em CO2.
- Qualidade: Os materiais sólidos devem apresentar ausência de substâncias tóxicas e outros compostos que impedem a compostagem destes sólidos.
Para que a gestão de resíduos possa ser feita de uma maneira correta e eficaz, a empresa responsável pelo gerenciamento deverá possuir um sistema de gestão integrado, onde a padronização do descarte de materiais sólidos é realizada através de formulários.
Quais os danos causados ao meio ambiente na decomposição de materiais?
A rastreabilidade na gestão de resíduos permite que os danos causados ao meio ambiente sejam mitigados, através da monitoração dos compostos sólidos desde a origem até o final do processo. Estas medidas são de fundamental importância para a preservação do solo e da água.
Tratando-se do solo, os danos causados ao meio ambiente em função da decomposição de sólidos estão relacionados com a infertilidade do solo, e a contaminação dos alimentos que a terra produz, sendo necessária a ação da empresa de gerenciamento de resíduos em Vitória – ES.
Em relação à água, o descarte inadequado dos materiais sólidos poderá causar a contaminação de nascentes eafluentes, sendo que o trabalho de conscientização das pessoas que moram em regiões perto de rios é de fundamental importância, e também poderá ser realizado pela empresa de gerenciamento de resíduos em Vitória – ES.
Por que a empresa de gerenciamento de resíduos poderá regular a decomposição de materiais?
Com os serviços de uma empresa especializada em gestão de riscos e resíduos ambientais, como a Ilha Ambiental, a coleta de efluentes e resíduos industriais poderá conter a contaminação de materiais nocivos ao meio ambiente, uma vez que a empresa de gerenciamento de resíduos em Vitória – ES possui profissionais capacitados para a execução desta atividade.