Dentre os serviços prestados pela Ilha Ambiental, Empresa de Limpezas Técnicas, Gerenciamento, Transporte e Descarte de Resíduos, está a coleta de efluentes industriais.
A coleta e tratamento de efluentes industriais é essencial para a empresa esteja de acordo com as leis vigentes no País, além de cumprir suas metas de reciclagem sem afetar sua capacidade de produção.
E por isso a importância de contar com uma empresa especializada, já que a poluição direta ou indireta do meio ambiente pode representar graves punições desde autuações, multas, paralisação da produção até perda da empresa e prisão dos responsáveis.
Efluente industrial é todo o despejo líquido gerado nas diversas etapas de um processo produtivo, isto é, toda a água que é utilizada em uma indústria e, posteriormente, descartada. Mais precisamente, de acordo com a norma brasileira da ABNT – NBR 9800/1987, efluentes industriais são “despejos líquidos provenientes das áreas de processamento industrial, incluindo os originados nos processos de produção, as águas de lavagem de operação de limpeza e outras fontes, que comprovadamente apresentem poluição por produtos utilizados ou produzidos no estabelecimento industrial”.
Como funciona a coleta de efluentes industriais
O tratamento de efluentes industriais funciona de acordo com as características físicas, químicas e biológicas, conforme a natureza dos poluentes a serem removidos e/ou das operações unitárias utilizadas para o tratamento.
Antes de iniciar a coleta e o tratamento, a equipe técnica avalia a carga poluidora e a presença de contaminantes, para então realizar a coleta de amostras para análise de diversos parâmetros que representam a carga orgânica e a carga tóxica dos efluentes industriais.
De maneira resumida, primeiramente se faz necessário o estudo acerca das suas características, baseado na descrição dos materiais empregados nas etapas do processo produtivo. Nesta avaliação, é analisado a presença de substâncias orgânicas e inorgânicas, metais pesados, hidrocarbonetos, corantes, detergentes, dentre outros.
Após o levantamento das informações, é possível definir quais indicadores devem ser utilizados, a fim de quantificar as substâncias presentes no efluente industrial. Além disso, são medidos parâmetros como pH, temperatura, cor, turbidez, alcalinidade, oxigênio dissolvido e a vazão.
Já que na obtenção das análises quantitativas, é possível descrever as etapas do processo de tratamento, uma vez que são conhecidos qualitativamente e quantitativamente os materiais que compõem o efluente, facilitando a adição ou retirada de uma etapa.
Existem uma sequência de etapas que devem ser seguidas no tratamento de efluentes industriais, tais como:
- Processos físicos: consiste na remoção de sólidos em suspensão sedimentáveis e flutuantes através de separações físicas, tais como gradeamento, peneiramento, caixas separadoras de óleos e gorduras, sedimentação e flotação. Além de remover a matéria orgânica e inorgânica em suspensão coloidal e reduzem ou eliminam a presença de microrganismos por meio de processos de filtração em areia ou em membranas (microfiltração e ultrafiltração).
- Processos químicos: neste procedimento, utiliza-se produtos químicos, entre eles: agentes de coagulação, floculação, neutralização de pH, oxidação, redução e desinfecção em diferentes etapas dos sistemas de tratamento. O objetivo é remover os poluentes por meio de reações químicas, além de condicionar a mistura de efluentes que será tratada nos processos subsequentes.
Seus principais processos são:
– Clarificação química (remove matéria orgânica coloidal, incluindo coliformes);
– Eletrocoagulação (remove matéria orgânica, incluindo compostos coloidais, corantes e óleos/ gorduras);
– Precipitação de fosfatos e outros sais (remoção de nutrientes), pela adição de coagulantes químicos compostos de ferro e ou alumínio;
– Cloração para desinfecção;
– Oxidação por ozônio, para a desinfecção;
– Redução do cromo hexavalente;
– Oxidação de cianetos;
– Precipitação de metais tóxicos;
– Troca iônica.
Processos biológicos: O tratamento biológico de esgotos e efluentes industriais tem o objetivo de remover a matéria orgânica dissolvida e em suspensão ao transformá-la em sólidos sedimentáveis (flocos biológicos) e gases. Basicamente, o tratamento biológico reproduz os fenômenos que ocorrem na natureza, mas em menor tempo.
Seus principais processos são:
– Processos aeróbios, que são representados por lodos ativados e suas variantes, tais como, aeração prolongada, lodos ativados convencionais, lagoas aeradas facultativas e aeradas aeróbias;
– Processos facultativos, que são realizados pela utilização de biofilmes (filtros biológicos, biodiscos e biocontactores) e por algumas lagoas (fotossintéticas e aeradas facultativas). Os biocontactores apresentam também processos biológicos aeróbios;
– Processos anaeróbios ocorrem em lagoas anaeróbias e biodigestores
Vantagens ao optar pela coleta de efluentes industriais na Ilha Ambiental
– Garantia de qualidade;
– Profissionais treinados e veículos licenciados;
– Especialização e constante atualização;
– Rastreabilidade dos resíduos;
– Sistema de gestão integrada.
Solicite seu orçamento!
Entre em contato com nossa equipe pelos telefones: (27) 3222-5599 ou (21) 2622-3521 ou pelo e-mail: contato@ilhaambiental.com.br