Resíduos Perigosos: Importância da Coleta Adequada
É fato que toda e qualquer atividade humana, independentemente do contexto em que ocorre, gera resíduos. Assim, devem-se pensar formas eficazes e ambientalmente seguras que atestem a importância da coleta e da destinação adequada das substâncias descartadas.
Quando pensamos em âmbito doméstico, a coleta seletiva atua como ação benéfica, assim como a política de redução de lixo, de reuso e de reciclagem. Já na esfera econômica, as indústrias, por exemplo, têm a responsabilidade de efetuar o manejo, o tratamento e a destinação correta, sobretudo, de resíduos perigosos.
Esses resíduos perigosos, que vêm em decorrência dos mais diversos processos da cadeia produtiva, podem ser nocivos aos seres humanos e, também, ao meio ambiente. Trata-se de embalagens, agrotóxicos, outros compostos químicos, pilhas e baterias, bem como inúmeros materiais ou substâncias presentes na atividade industrial e em outras atividades econômicas.
Por isso, atualmente, no Brasil, existem leis que versam sobre tais questões, a exemplo da Lei de Crimes Ambientais, a Política Nacional de Resíduos Sólidos e a Política Nacional de Recursos Hídricos, bem como outras normas e adendos pontuais.
Se você quer entender mais a importância da coleta de resíduos perigosos e saber como é feito esse procedimento, continue a leitura no blog de hoje da Ilha Ambiental!
Resíduos Perigosos: Como Funciona
Os resíduos perigosos são aqueles que apresentam potencial de nocividade à natureza e ao homem. Conforme a Norma NBR 10004/04, eles recebem tal denominação devido à corrosividade, à inflamabilidade, ao potencial cancerígeno e patogênico, bem como à reatividade presente.
Muitas pessoas, no entanto, consideram que a coleta de resíduos perigosos deve ocorrer apenas em indústrias, como nas petroquímicas, por exemplo. Mas, alguns outros ambientes, vale ressaltar, também requerem essas políticas de destinação dos materiais periculosos, como clínicas, hospitais e laboratórios acadêmicos.
A coleta de resíduos perigosos, especificamente, é complexa, por isso, precisa ser realizada por uma empresa especializada, como a Ilha Ambiental. A partir de uma avaliação técnica inicial, é elaborado um plano de execução para o recolhimento, o manejo e a destinação final dos materiais perigosos.
Na etapa de limpeza, são usados dispositivos mecânicos e hidráulicos adequados para cada tipo de resíduo, conforme o volume coletado. Depois, ao armazenar as substâncias coletadas, devem-se usar embalagens ou outros recipientes conforme o grau de periculosidade das substâncias.
Na fase de transportação e, consequentemente, de alocação dos resíduos perigosos, são consideradas questões climáticas e, inclusive, há toda uma logística para garantir a segurança das operações. Os profissionais, por sua vez, precisam ser devidamente qualificados para esses procedimentos e dispor de todos os equipamentos de proteção individual (EPI) necessários, como luvas, máscaras respiratórias, botinas, entre outros.
Ou seja, uma empresa responsável pelo tratamento de resíduos perigosos, como a Ilha Ambiental, entende a importância da coleta e, assim, desenvolve métodos assertivos para garantir a integridade de todos os envolvidos e do meio ambiente.
Ilha Ambiental: Especializada na Coleta de Resíduos Perigosos
Conforme a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), é dever da instituição poluidora implementar medidas de manejo, transporte e destinação final dos resíduos gerados, bem como a reciclagem, se possível.
A importância da coleta de resíduos perigosos, mais especificamente, torna-se clara à medida que esses materiais, quando descartados indevidamente, provocam danos irreversíveis ao meio ambiente e, ainda, ao homem.
Dessa forma, a PNRS prevê que os estabelecimentos negligentes quanto à gestão dos resíduos são passíveis de punições, como multas e, em casos extremos, prisão dos responsáveis.
Por isso, é fundamental optar por uma empresa de confiança, como a Ilha Ambiental, Especialista em Limpezas Técnicas, Gerenciamento, Transporte e Descarte de Resíduos. Temos ampla experiência em limpezas técnicas, com altos níveis de complexidade, nos estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro.
Após uma análise preliminar minuciosa, identificamos todos os fatores de risco e elaboramos um plano de ação conforme o grau de periculosidade dos resíduos. Logo em seguida, nossos profissionais, devidamente treinados, serão os responsáveis pela execução do serviço.
A nossa preocupação está fincada em dois pilares: a preservação da vida humana e da biodiversidade. Assim, você pode contar conosco para realizar a coleta de resíduos perigosos.
Entre em nosso site e faça um orçamento!
Leia Mais :
Limpeza De Diques | Remoção De Resíduos Sólidos
Coleta De Efluentes Industriais : O Que Diz a Legislação? Meio Ambiente