Uma empresa eco-friendly é considerada amiga do meio ambiente porque adota atitudes conscientes e sustentáveis, que eliminam ou reduzem a degradação da natureza.
As ações conscientes estão presentes em todos os processos, usando para isso a elaboração de políticas internas e práticas previamente planejadas. Além de ajudar a preservar o planeta, também é uma forma de se destacar entre os concorrentes.
Os consumidores preferem fazer negócio com organizações ambientalmente conscientes e isso acontece porque a degradação da natureza está muito acelerada e traz vários alertas para a população.
Isso fez com que surgisse o conceito de empresa eco-friendly e essas organizações servem como inspiração para adotar práticas mais sustentáveis dentro do negócio. Só que isso também envolve uma boa gestão de documentos para diminuir o uso de papel.
A verdade é que existem várias práticas que podem ser adotadas pelos negócios, e é por isso que este artigo vai se aprofundar um pouco mais nessa questão e trazer um pouco mais sobre a sustentabilidade.
Ele vai mostrar os exemplos de sustentabilidade dentro da companhia, quais são as práticas mais adotadas pelas empresas, falar sobre o conceito de sustentabilidade e citar alguns exemplos.
Exemplos de sustentabilidade na empresa
As organizações podem adotar várias ações sustentáveis em seu dia a dia, e elas colaboram com a proteção do meio ambiente. Entre as principais estão:
- Investir em coleta seletiva;
- Reduzir os descartáveis;
- Uso consciente da água;
- Descarte correto de lixo eletrônico;
- Uso de documentação eletrônica.
Para separar todo o lixo reciclável gerado pela empresa, não é necessário usar um equipamento específico ou fazer grandes investimentos.
Uma empresa de limpeza conservação e jardinagem só precisa da coleta seletiva para dar uma destinação diferente a cada tipo de lixo usado no cotidiano. Também é interessante usar postos de recolhimento e separar os dejetos por categoria.
Para reduzir a quantidade de lixo depositada no meio ambiente, outra coisa fundamental é diminuir o consumo de descartáveis. O plástico pode levar cerca de 300 anos para se decompor, então o ideal é substituí-lo.
A empresa pode fazer campanhas incentivando os funcionários a usarem copos de vidro, canecas e garrafas que podem ser lavadas.
O desperdício de água e energia elétrica é muito ruim para os negócios, além de prejudicar o meio ambiente.
Para evitar tanto prejuízo, recomenda-se usar lâmpada de LED, desligar equipamentos eletrônicos que não estão sendo usados, apagar a luz de espaços que não são usados, captar e reaproveitar água da chuva, usar torneiras automáticas.
Computadores, impressoras, celulares e outros equipamentos são feitos de metais pesados tóxicos e que contaminam o meio ambiente. Eles formam o chamado lixo eletrônico e devem ser devidamente descartados.
Uma empresa de lavador de gases compacto pode fazer isso doar esses equipamentos para ONGs e outras empresas, encaminhar os produtos para reciclagem ou até mesmo devolvê-los ao fabricante.
Imprimir textos e relatórios não é uma atitude sustentável, visto que isso aumenta o desperdício de papel e o volume de lixo. Caso realmente seja necessário imprimir, os papéis devem ser reaproveitados para rascunho, além de reciclar o que não tem utilidade.
Entretanto, existe a opção de guardar e compartilhar o conteúdo digitalmente, por meio de um sistema de documentação eletrônica que reduz o consumo de papel e economiza espaço.
Práticas mais comuns nas empresas
Existem várias práticas que as organizações podem adotar se quiserem se tornar eco-friendly e uma delas é adotar a postura paperless. Em outras palavras, trata-se de reduzir ou até mesmo eliminar o uso de papel dentro da organização.
Isso significa que ao invés de enviar contratos impressos pelo correio, tudo pode ser feito por e-mail, inclusive na hora de assinar algum documento.
Trata-se de uma prática eficiente porque ajuda a reduzir os impactos ambientais e o orçamento da corporação. Um fabricante de parede drywall apartamento também precisa de fornecedores sustentáveis.
Isso é fundamental para garantir a sustentabilidade na cadeia de produção do negócio, visto que os esforços para reduzir os impactos ambientais mas os sociais podem se perder se as práticas forem contrárias aos valores e propósitos da organização.
Por exemplo, de nada adianta investir em qualidade de vida se a companhia financia práticas que prejudicam a qualidade de vida e o cotidiano.
Justamente por isso é que os negócios precisam de trabalho redobrado na hora de fechar contratos e definir quem serão seus fornecedores.
É fundamental olhar o histórico dessas pessoas e procurar o máximo de informações sobre o modo como se posicionam diante de algum assunto e o que realmente fazem para que sejam sustentáveis.
É assim que o empreendedor fará uma escolha consciente, considerando critérios técnicos, sustentáveis e financeiros.
Para um fornecedor de fechamentos de vidro, a reciclagem também é uma prática que deve fazer parte de seu planejamento para que com isso possa aproveitar todo o recurso, além de ter um retorno maior em relação às operações.
Várias outras práticas podem ser adotadas pelo negócio, como emprego de energia renovável, descarte adequado de resíduos, redução de desperdício e uso de materiais de origem comprovada.
O que é sustentabilidade?
Para aproveitar todos os benefícios que a sustentabilidade oferece para as empresas, o primeiro passo é saber conceituá-la.
De acordo com o economista francês Ignacy Sachs, sustentabilidade ambiental nada mais é do que a capacidade de fazer com que o ecossistema se mantenha diante das agressões humana.
De maneira simples, é possível considerar a sobrevivência das próximas gerações, mesmo que as atuais utilizam os recursos naturais, mas sempre pensando em maneiras responsáveis de fazer essa exploração.
Consiste em pensar no modo como as fontes de energia estão sendo usadas e de que maneira é realizado o descarte de lixo.
Deve fazer parte do dia a dia de uma empresa especializada em lavagem fachada, mas também deve fazer parte do dia a dia das pessoas. Isso gera um ciclo que se baseia na consciência do ser humano sobre a importância de preservar o planeta.
A partir disso, a sociedade vai procurar maneiras de usar o mínimo possível, sempre de maneira responsável e racionada para não esgotar os recursos e garantir que estejam disponíveis para quem precisar consumi-los no futuro.
A sustentabilidade também está relacionada a encontrar o equilíbrio entre os padrões de consumo e os processos de produção, pois disso depende a preservação da qualidade do ar, do solo, da água e dos seres vivos.
As organizações podem usar vários recursos que representam ações sustentáveis dentro dos negócios. Um exemplo disso é avaliar a arquitetura e o local de trabalho, algo ideal para reduzir despesas e aumentar a qualidade de vida.
Antes de se instalar, o negócio precisa avaliar a propriedade do terreno, se precisa de aluguel de gerador 24 horas, quais são as condições climáticas, entre outros quesitos.
Também é fundamental na hora de escolher materiais porque eles são capazes de melhorar o isolamento e aproveitar melhor a entrada de luz e ventilação naturais, algo muito importante para a eficiência energética do local.
Se possível, os materiais usados na construção devem assegurar o isolamento, como acontece no caso de janelas com vidro duplo, paredes com caixa de ar, telhados verdes, entre outros.
Existem muitos produtos que são desenvolvidos pelas organizações e conseguem seguir um modelo de produção linear que acabam gerando uma postura insustentável para o planeta.
Um fabricante de sofá feito sob medida está sempre pensando em maneiras de reutilizar matéria-prima e implementar sistemas de logística que ajudam a recuperar os materiais e potencializar a vida útil.
O negócio consegue ser ainda mais sustentável quando investe na formação dos colaboradores porque isso aumenta o comprometimento deles com todo o processo de transição sustentável.
É fundamental que a organização trabalhe com cursos, ecoeventos, palestras, workshops, entre outros acontecimentos do tipo para que os colaboradores aprendam um pouco mais sobre o meio ambiente e sua importância.
Esses eventos abordam temas como sustentabilidade, economia circular, upcycling, alterações climáticas, agenda 2030, entre outros temas fundamentais para a compreensão do assunto.
Por fim, a organização pode incentivar mudanças na deslocação de seus funcionários, por exemplo, quem tem cnh pcd moto a oferecer carona para os outros funcionários.
Também pode incentivar aqueles que moram perto para ir a pé ou de bicicleta e aqueles que moram mais distantes podem usar o transporte público.
Considerações finais
Adotar uma postura eco-friendly é muito importante nos dias de hoje para que as organizações possam ajudar a preservar o meio ambiente.
Independentemente de qual seja o segmento de atuação do negócio, ele sempre pode ajudar. Além de proteger a natureza, agrada os consumidores e conquista um bom posicionamento entre suas preferências.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.