Plano Nacional de Resíduos Sólidos: O Que é?
O Plano Nacional de Resíduos Sólidos (Planares) foi instituído pelo Decreto Nº 11.043 do Governo Federal e tem o objetivo principal de modernizar e otimizar a gestão de resíduos sólidos, um assunto preocupante no Brasil. Apresentamos tudo que você precisa saber sobre o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, as metas estabelecidas, a situação atual e porque uma empresa especializada em gerenciamento de resíduos é uma ótima opção para te ajudar a estar em conformidade com o Planares!
O que é o Plano Nacional de Resíduos Sólidos? Primeiramente, esclarecemos que ele é um instrumento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que foi instituída pela Lei nº 12.305/2010, ou seja, 12 anos depois o Planares surge para criar estratégias concretas e operacionalizar o que já é determinado nas diretrizes do PNRS. O Plano Nacional de Resíduos Sólidos é um marco extremamente positivo na legislação ambiental do Brasil! Aprovado no dia 13 de abril de 2022, ele tem o objetivo de impor metas e processos principalmente focados no reaproveitamento e processamento de resíduos sólidos. Um dado preocupante de 2019 apontou que apenas 3% dos resíduos sólidos gerados no país eram encaminhados para reciclagem, e uma das metas do Planares é aumentar essa taxa! A Ilha Ambiental, empresa especializada em gerenciamento de resíduos, explica mais sobre o assunto e como podemos te ajudar nessa meta.
Sendo assim, a PNRS dita os objetivos gerais, enquanto o Planares oferece orientações diretas e caminhos a serem percorridos para alcançar os objetivos. O documento tem 209 páginas com um diagnóstico do contexto atual e metas, diretrizes, projetos, programas e ações que visam melhorar esse cenário e concretizar as ações. O objetivo é trazer melhorias na área de resíduos sólidos, meio ambiente e sustentabilidade nos próximos 20 anos. As metas envolvem o setor público, privado e a sociedade, pensando em formas conjuntas de lidar com os resíduos sólidos de forma que o cenário seja mais benéfico para o meio ambiente.
Visando a correta gestão de resíduos, o plano traz responsabilidades a serem cumpridas por todos, focadas na destinação correta do lixo e incentivo ao processo de reciclagem. A importância desse Plano Nacional de Resíduos é justamente devido aos danos que o descarte incorreto de resíduos gera para o meio ambiente e para nossa saúde. Sem o correto tratamento, o lixo descartado pode contaminar solo, mares e oceanos, a atmosfera, e todos nós que dependemos desses recursos naturais para a sobrevivência humana.
Sendo assim, o descarte correto de resíduos sólidos se torna uma questão que envolve toda a sociedade e deve ser tratada com seriedade.
Além de tratar da questão do descarte, o Plano Nacional de Resíduos Sólidos também aborda questões como a redução no consumo, incentivar a coleta tradicional e seletiva, reciclagem e outros temas. A Ilha Ambiental, empresa especializada em gerenciamento de resíduos, apresenta as principais metas para você, continue a leitura!
Entenda os Detalhes: Metas, Importância e Meio Ambiente
O Plano Nacional de Resíduos Sólidos apresenta algumas diretrizes centrais, entre elas destacamos:
- Reaproveitamento de 50% dos resíduos utilizados até 2040
A ideia proposta pelo Planares é que os resíduos não sejam apenas descartados, mas tenham a destinação correta podendo ser redirecionados para o setor produtivo. Essa seria uma estratégia muito melhor para o meio ambiente.
- Incentivo à reciclagem
O Plano Nacional de Resíduos Sólidos traz um número como objetivo: a coleta seletiva precisa ser responsável por 60% do que é recuperado, isso para alcançar metas de reutilização que também são propostas. O foco é no reaproveitamento desses resíduos sólidos.
- Fim da destinação incorreta
Um dos pontos mais importantes do Planares é a destinação correta para os resíduos sólidos. Isso é essencial para evitar contaminações e prejuízos ao meio ambiente e à saúde. Sendo assim, o Plano Nacional de Resíduos Sólidos traz uma meta de colocar um fim na destinação incorreta e estabelece as corretas instruções e regulamentos para que cada material seja descartado corretamente. Nós da Ilha Ambiental, empresa especializada em gerenciamento de resíduos, estamos atualizados com cada detalhe desse descarte! Oferecemos um serviço de qualidade e você pode ter a certeza e a segurança de que cada tipo de material tem o tratamento adequado.
- Extinção de lixões e aterros sanitários até 2024
Colocando uma data bem próxima – 2024 – essa meta lida com um problema frequente no Brasil, que é a existência de aterros sanitários e lixões a céu aberto. Você sabia que quase 40% do lixo gerado no país é direcionado para esses locais? Esse número é assustador, considerando o prejuízo que eles causam ao meio ambiente. Essa quantidade representa 30,3 milhões de toneladas de resíduos sólidos todo ano. Por isso, a meta do Plano Nacional de Resíduos Sólidos é radical – que não haja mais descarte em lixões e aterros até 2024.
Sabemos que é difícil pensar em formas de atuar no cumprimento dessas metas, e por esse motivo uma empresa especializada em gerenciamento de resíduos é sua aliada nesse momento! E a Ilha Ambiental está empenhada nessa missão! Vamos apresentar as vantagens que o gerenciamento de resíduos sólidos pode trazer para sua empresa.
A Importância de Uma Empresa Especializada em Gerenciamento de Resíduo
Além da redução de impactos ambientais, que é o maior objetivo do Plano Nacional de Resíduos Sólidos e de empresas como a Ilha Ambiental, empresa especializada em gerenciamento de resíduos, muitas outras vantagens podem ser obtidas a partir do gerenciamento de resíduos, confira:
- Obtenção de incentivos fiscais: Cumprir as diretrizes do Plano Nacional de Resíduos Sólidos traz a possibilidade de deduzir alguns impostos! Considerando as contribuições para o bem comum da sociedade e para o meio ambiente.
- Redução de gastos: Ações como o descarte correto e a reciclagem reduzem o desperdício e acabam por ocasionar a redução de gastos também. Isso porque a rotatividade de materiais recicláveis pode gerar menos gastos, reduzindo também custos de produção.
- Conformidade com a lei: é muito importante que as empresas estejam em conformidade com a lei vigente no país, respeitando a legislação ambiental. Isso evita multas, sanções e diversos outros problemas resultantes do descumprimento de tais normativas.
Considerando todas essas vantagens para você e sua empresa, entre em contato conosco! A Ilha Ambiental, empresa especializada em gerenciamento de resíduos, está atualizada e segue as diretrizes do Plano Nacional de Resíduos Sólidos, oferecendo qualidade nos serviços de descarte correto de resíduos. Além disso, trabalhamos com diferentes tipos de resíduos e as especificidades no tratamento de cada um deles, como resíduos da construção civil, biológicos, químicos, radioativos, hospitalares, industriais, corrosivos, inflamáveis, tóxicos e etc.
Entre em contato conosco! Ajudamos você a ajudar o meio ambiente, e garantir que sua empresa está cumprindo as determinações do Plano Nacional de Resíduos Sólidos.