Geração de Resíduos: Por Que é Um Problema de Todos?
Recentemente foi divulgado um estudo da International Solid Waste Association (ISWA) que trouxe dados preocupantes sobre a geração de lixo no mundo, o que também coloca em evidência a questão do gerenciamento de resíduos e a preocupação com a sustentabilidade. A ISWA é uma organização sem fins lucrativos da qual fazem parte diversos profissionais da área.
O que apontaram esses dados? A Ilha Ambiental, empresa especializada em gerenciamento de resíduos, te ajuda a compreender melhor sobre o tema!
De acordo com o estudo, o mundo vai gerar cerca de 3,4 bilhões de toneladas de resíduos por ano até 2050. Isso é muita coisa! Principalmente quando comparamos com 2016, quando esse valor era de cerca de 2 bilhões de toneladas/ano, o que significa um aumento de quase 70%. Além disso, a pesquisa aponta o Brasil como o maior produtor de lixo da América Latina. Dois fatores contribuem para o Brasil ocupar essa posição, em geral: primeiramente o volume populacional, e segundo a quantidade de resíduo gerada por dia por cada pessoa, que é de cerca de 1kg, e os dados apontam que esse número segue crescendo.
Por esses motivos, o que acontece com os materiais após o descarte e o gerenciamento de resíduos se tornou um tema relevante dentro da esfera da sustentabilidade, e a Ilha Ambiental, empresa especializada em gerenciamento de resíduos, está atualizada nesse assunto!
Você sabia que cerca de 6,4 milhões de toneladas de resíduos não são sequer retirados nos pontos onde foram gerados? Apenas 92,2% são coletados. Ademais, dos resíduos que são de fato coletados, 40% são descartados em lixões a céu aberto, um sistema nada eficiente para lidar com resíduos e extremamente prejudicial para o meio ambiente.
Ainda segundo o estudo, 30 milhões de toneladas de resíduos são descartados nesse tipo de ambiente todo ano no Brasil. Comparativamente, essa quantidade de resíduo que vai para os lixões seria capaz de encher 756 estádios do Maracanã. Vale ressaltar que esses ambientes causam danos para a saúde das pessoas, e 77,5 milhões de brasileiros são afetados por isso.
Como podemos lidar melhor com essa situação? A Ilha Ambiental, empresa especializada em gerenciamento de resíduos, te apresenta algumas soluções na área de sustentabilidade que podem ajudar você, sua empresa e o planeta! Continue a leitura.
Quais Ações Podem Ser Tomadas na Área de Sustentabilidade?
O desafio que temos que lidar quando se trata do gerenciamento de resíduos é, principalmente, o destino e o reaproveitamento desses resíduos. Isso é um papel de todos! Cada cidadão, bairro, cidade, município, estado, país.
Nesse sentido, o Governo Federal liberou um decreto em abril/2022 regulamentando o Plano Nacional de Resíduos Sólidos. Trata-se de um projeto a ser atingido em até 20 anos, com metas, ações e diretrizes para lidar com a questão do gerenciamento de resíduos e estimular ações de sustentabilidade.
Uma dessas ações consiste na eliminação dos lixões e aterros em um prazo de dois anos, válido para todo o país. Você sabia que existem cerca de três mil lixões? Mesmo sendo comprovadamente um meio não eficaz de lidar com os resíduos. A medida do Governo Federal também apresenta a meta de reciclar e recuperar mais materiais. Considerando que hoje apenas 2% são reaproveitados, o projeto prevê um aumento para 48,1%, um número bem significativo! Vale destacar que o projeto será atualizado a cada quatro anos para reavaliar a situação.
Sabemos que a maior parcela da população global mora em cidades, portanto, precisamos cuidar desses ambientes. Há uma estimativa de que mais de 90% da população do Brasil seja urbana. Isso faz com que a questão do gerenciamento de resíduos seja um problema a ser abordado por todos! A população, empresas e governos, atuando em conjunto para pensar soluções na área de sustentabilidade, assim como diversas outras questões que envolvem o planejamento urbano, a gestão de recursos, obtenção de energia e inclusão. Por que isso é relevante? Pois as cidades são responsáveis por consumir cerca de 75% dos recursos naturais explorados no planeta! Tudo está concentrado nelas, bem como as consequências desse consumo para o meio ambiente, a sociedade e a economia.
Dessa forma, projetos voltados para cidades sustentáveis ganham visibilidade e ajudam a garantir uma melhor qualidade de vida para a população. A Ilha Ambiental, empresa especializada em gerenciamento de resíduos industriais, te convida a conhecer mais sobre esses projetos!
Economia Circular, Movimento Circular ou Circle Economy
Essa entidade apresenta propostas para dobrar a circularidade da economia no mundo até 2032. A porcentagem de reutilização de resíduos aumentaria de 8,6% para 17%, surtindo efeito positivo também na emissão de gases de efeito estufa. Dentre as metas do projeto está incluída a redução da retirada de matéria-prima do ambiente e, também, a redução do consumo e do descarte.Sendo assim, a quantidade de resíduo gerado diariamente também diminuiria. Pensar em circularidade é considerar as melhores opções para produção, consumo e descarte de lixo, em busca de equilíbrios, e o gerenciamento de resíduos ajuda a encontrar essas soluções! Ademais, circularidade é conexão, relacionamento e trabalho conjunto.
Programa Cidades Sustentáveis
Esse programa elenca cerca de 260 indicadores relacionados aos mais diversos temas, como energia, meio ambiente, saúde, educação, entre outros. Considerando que o Brasil é um país muito diverso, precisamos apontar que não é possível pensar em um projeto de sustentabilidade que seja comum para todas as realidades. A partir de cada realidade, trabalhando de forma conjunta, é possível pensar nas melhores ações a serem tomadas.
Sendo assim, há uma coparticipação e corresponsabilização nesse processo, pois a circularidade é sempre colaborativa, e exige parcerias entre indústrias, empresas e cidadãos. Além disso, três pilares devem ser considerados:
- Infraestrutura
- Investimentos
- Mudança de mentalidade
Projetos como esse não têm data para terminar, porque seguem acontecendo circularmente, considerando que o que é lixo para uma pessoa pode ser insumo para uma produção, por exemplo, evidenciando novamente a importância do diálogo.
Plano Nacional de Resíduos Sólidos
Trata-se de estratégias de curto, médio e longo prazos para implementar ações definidas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Aqui o gerenciamento de resíduos tem um papel fundamental, trazendo medidas que ajudam na preservação do meio ambiente e na sustentabilidade. No que consiste esse gerenciamento de resíduos? É o planejamento e implementação de ações específicas direcionadas para a coleta, manejo, transporte e destino final de resíduos de substâncias.
Nesse sentido, a Ilha Ambiental, empresa especializada em gerenciamento de resíduos, coleta e aloca os resíduos pensando nas melhores destinações para cada caso e mantendo o foco sempre no que é melhor para o planeta e a população mundial!
Os Serviços de Gerenciamento de Resíduos da Ilha Ambiental Foram Pensados para Ajudar o Planeta!
Os serviços de gerenciamento de resíduos são importantes para lidar com resíduos que são: resíduos perigosos, não perigosos, recicláveis, industriais, oleosos, sanitários e etc. Cada uma dessas categorias exige protocolos específicos com relação à coleta e destinação, de forma a evitar contaminações e reduzir os impactos no meio ambiente.
Sendo assim, é importante ter uma empresa especializada em gerenciamento de resíduos, como a Ilha Ambiental, para garantir os devidos cuidados para cada caso, lembrando sempre que nenhum desses materiais podem ser apenas descartados na natureza sem um planejamento prévio e cauteloso. E estamos aqui para fazer isso por você e sua empresa!
Elaborando um plano individualizado para executar o serviço necessário de coleta e gerenciamento de resíduos, assim, sua empresa estará de acordo com as exigências legais, além de ajudar o meio ambiente e reduzir os impactos gerados no planeta. Entre em contato conosco e conheça mais do trabalho da Ilha Ambiental!