A Importância da Coleta de Resíduos Industriais ES
As indústrias alimentícias possuem importância imensurável para a sociedade, já que são responsáveis pelo suprimento básico da população. Tamanha proporção se revela em dados: conforme o IBGE, o Brasil possui cerca de 33 mil empresas no setor. Por isso, elas devem seguir padrões rígidos de qualidade e evitar, ao máximo, a contaminação dos alimentos, tanto para o consumidor final quanto para o local de depósito dos seus dejetos.
Nesse viés, os resíduos industriais precisam ser meticulosamente minimizados e, quando não for possível, devem ser devidamente descartados por meio da coleta de resíduos industriais no ES, a fim de mitigar danos à saúde humana e ao meio ambiente. Essa premissa está prevista na lei 12.305, também conhecida como Política Nacional de Resíduos Sólidos, que versa sobre a produção, a coleta e a destinação de todo e qualquer material sólido, orgânico ou não.
De fato, é inevitável que sobrem rejeitos durante a cadeia produtiva, no entanto, é imprescindível e obrigatório que cada fábrica implemente ações em prol da sustentabilidade, com foco na política dos “3R”: redução, reutilização e reciclagem. Diante disso, no texto de hoje, entenda melhor como é feita a coleta de resíduos industriais no setor de alimentos.
Então, acompanhe esta leitura preparada pela Ilha Ambiental, especialista em coleta de resíduos industriais ES.
Entenda Melhor a Coleta de Resíduos no Setor de Alimentos
Os resíduos provenientes da indústria de alimentos são efluentes industriais, biológicos ou químicos, bem como rejeitos sólidos advindos da produção em si. Na prática, toda e qualquer prática de coleta de resíduos industriais deve der orientada pelo Plano de Gerenciamento de Resíduos (PGRS) descrito e documentado pela empresa.
A PNRS, ainda, aponta que “Na gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, deve ser observada a seguinte ordem de prioridade: não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada aos rejeitos”. O foco é, sempre, utilizar o descarte como última alternativa, quando a reutilização e a reciclagem não forem possíveis.
Os efluentes biológicos, por exemplo, muito comuns em frigoríficos e abatedouros, devido à presença de matéria orgânica concentrada, devem ser corretamente tratados e coletados para evitar a proliferação de micro-organismos. Seu tratamento pode se dar por meio de processos biológicos, mais especificamente, fungos, algas e algumas bactérias, a fim de provocar a degradação desses agentes poluentes.
Neste caso, isto é, em se tratando de um dejeto orgânico, inicialmente, esses resíduos industriais no setor alimentício podem ser reutilizados na forma de compostagem, que consiste na decomposição do lixo orgânico para transformá-lo em adubo. Se não for feita a reutilização na forma de compostagem, esses materiais precisam ser destinados a locais apropriados, ou seja, a aterros próprios.
Para resíduos industriais no setor alimentício que não sejam orgânicos ou contaminantes, como o plástico usado na produção das embalagens, por exemplo, deve-se realizar a reciclagem ou, então, destiná-los também a locais apropriados para serem descartados.
Para os rejeitos contaminantes, por outro lado, deve ser realizada incineração por oxidação à alta temperatura (de 900° a 1250°C). Esta técnica apresenta benefícios, uma vez que a incineração gera energia térmica, com capacidade de ser convertida em energia elétrica. Por isso, é extremamente sustentável.
Faça a Coleta de Resíduos Industriais com a Ilha Ambiental
A coleta de resíduos industriais no ES deve ser realizada de modo ambientalmente correto, para reduzir riscos aos seres humanos, à fauna e à flora. Por isso, é importante contar com uma empresa terceirizada confiável, como a Ilha Ambiental, para realizar este serviço.
Fundada em 2008, a Ilha Ambiental trabalha há mais de 10 anos no mercado brasileiro. Estamos estrategicamente localizados nos estados do ES e RJ, mas atendemos regularmente a clientes em todos os estados do Brasil. Somos uma empresa de Limpezas Técnicas, Gerenciamento, Transporte e Descarte de Resíduos. Assim, conseguimos realizar a coleta de resíduos no setor de alimentos com maestria e qualidade no serviço oferecido.
Vale lembrar que a coleta de resíduos industriais correta é uma forma de se manter em conformidade com a lei e, inclusive, funciona como meio de posicionamento perante o mercado. Hoje, aderir a medidas sustentáveis e implementar os processos adequados de descarte não é apenas um diferencial, mas, sim, uma obrigatoriedade num contexto de amplas discussões sobre o Meio Ambiente.
Então, acesse o nosso site e solicite um orçamento para a coleta de resíduos industriais no seu negócio!