Descontaminação de Equipamentos: O Que é?
Os materiais e equipamentos usados em algumas atividades industriais, plataformas ou estabelecimentos de serviço, como clínicas e hospitais, estão propensos à proliferação de micro-organismos e à contaminação por produtos químicos.
Assim, no processo de descontaminação de equipamentos, esses objetos e utensílios contaminados são submetidos a técnicas de tratamento biológico, térmico, químico e físico-químico, a depender das condições analisadas pela empresa prestadora deste serviço.
Esse processo de limpeza técnica pode envolver algumas etapas, tais como: limpeza, responsável por remover sujidades presentes na superfície; descontaminação, processo no qual se eliminam agentes contaminantes por meio de algum tipo de lavagem ou produto; e desinfecção, que consiste na eliminação de micro-organismos.
É importante ressaltar, no entanto, que esses três processos de limpeza de equipamentos não precisam ocorrer separadamente, sendo comum denominar descontaminação todas as etapas envolvidas.
Se você quer saber um pouco mais sobre como ocorre esse tipo de limpeza técnica, acompanhe o texto que a Ilha Ambiental, Limpezas Técnicas, Gerenciamento, Transporte e Descarte de Resíduos preparou para você!
Limpeza Técnica e Descontaminação de Equipamentos: Importância
A limpeza técnica destinada à descontaminação de equipamentos é de suma importância para evitar que a vida humana seja exposta a micro-organismos e a agentes químicos nocivos, bem como para evitar que os bens produzidos na indústria, por exemplo, cheguem contaminados ao consumidor final.
Na indústria alimentícia, uma das principais fontes contaminantes são os utensílios contaminados, como manuseadores de alimentos, ou até mesmo a falta de higienização correta por parte dos funcionários.
Já na indústria farmacêutica, resíduos químicos podem se tornar contaminantes à medida que o seu contato com outras substâncias pode ocasionar reações químicas que danificam a integridade da composição do medicamento.
Não apenas a vida humana pode ser posta em risco, mas, também, o meio ambiente pode ser prejudicado caso objetos, ferramentas e utensílios contaminados entrem em contato com os recursos naturais. De fato, inúmeros são os casos de acidentes ambientais, como derramamento de óleos e rompimento de barragens, que demandam ações intensivas de descontaminação.
Vale lembrar, ainda, que existe a limpeza técnica para descontaminar líquidos ou resíduos industriais, como, também, a limpeza técnica denominada descontaminação de equipamentos, voltada a reduzir os níveis de toxicidade em objetos e utensílios nos mais diversos ambientes.
Além disso, tal prática pode ser uma política implementada com periodicidade na empresa ou uma ação emergencial, no caso de acidentes ambientais ou de contaminação.
Independentemente da situação, o ideal é que se contrate uma empresa de limpeza técnica no ES, como a Ilha Ambiental, que desenvolva um plano de ação de acordo com o tipo de contaminação encontrado. Conheça, agora, um pouco de como é feita, especificamente, a descontaminação de equipamentos:
Após uma análise inicial do nível de contaminação, os equipamentos são submetidos a lavagem e limpeza. O trabalho começa pelo item mais contaminado e avança para o item menos contaminado.
A fim de efetuar a limpeza técnica, em especial, a descontaminação de equipamentos de modo eficiente, alguns procedimentos são implementados, tais como: a segregação de material contaminado conforme sua natureza e forma física; a separação de isótopos contaminantes do material; armazenamento e destinação dos rejeitos para a destinação adequada.
A equipe responsável deve ser devidamente capacitada e utilizar os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) corretos, como vestimentas protetoras, óculos de proteção, luvas, entre outros, para não se expor aos agentes contaminantes
Ilha Ambiental: Especialista em Limpeza Técnica
A descontaminação tem um papel fundamental na preservação da saúde humana e do meio ambiente. Por isso, ela é requerida em ambientes industriais, plataformas e terminais portuários, bem como em alguns outros espaços, como em hospitais e clínicas.
É válido salientar que a descontaminação pode atuar como procedimento padrão a ser implementado periodicamente no local ou, então, ser um mecanismo paliativo nos casos de alguns acidentes ambientais, como derramamentos de óleo em plataformas petrolíferas, por exemplo.
A limpeza técnica com foco na descontaminação de equipamentos, especificamente, objetiva submeter objetos, ferramentas e utensílios a procedimentos de limpeza, desinfecção e, consequentemente, descontaminação a fim de eliminar micro-organismos ou agentes químicos nocivos.
Além disso, a destinação de todos os materiais usados no processo deve ser planejada e feita adequadamente, conforme a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a Política Nacional de Recursos Hídricos e as Leis Ambientais.
Por tal fato, é imprescindível buscar uma empresa especializada em limpeza de equipamentos, como a Ilha Ambiental. Nós efetuamos limpezas técnicas, gerenciamento, transporte e descarte de resíduos há 10 anos no mercado.
Com sede no Espírito Santo e filial no Rio de Janeiro, atendemos em todo o território nacional para oferecer soluções eficazes em limpezas técnicas, como a descontaminação de equipamentos, e gerenciamento de resíduos. Acesse o nosso site e faça um orçamento!