Limpeza de Tanques: Entenda a Sua Importância
Os tanques são estruturas resistentes destinadas, normalmente, ao armazenamento de líquidos provenientes da e/ou requeridos na cadeia produtiva industrial. No entanto, é importante ressaltar que não apenas as indústrias, mas, também, plataformas petroleiras e terminais portuários valem-se de tais depósitos, que precisam ser devidamente higienizados para evitar a contaminação dos recursos naturais e preservar a saúde humana.
Em uma refinaria, por exemplo, é comum usá-los para comportar petróleo. Já em centros de distribuição, os tanques servem para armazenamento de gasolina, etanol, diesel, entre outras substâncias. Na produção industrial, mais especificamente, esses reservatórios podem guardar os mais diversos tipos de matérias-primas ou bens produzidos, como medicamentos e alimentos.
Quando os resíduos dos tanques são despejados sem critério na natureza, provoca-se a poluição aquífera, caso sejam dispostos em rios e mananciais, e a poluição dos lençóis freáticos, caso sejam dispostos em aterros. Mais ainda, muitos desses materiais residuais apresentam toxicidade às pessoas, por isso, serviços de higienização e descontaminação devem ser regularmente implementados.
Assim, as empresas precisam efetuar a limpeza técnica para que se faça o descarte de resíduos adequadamente. Esses resíduos, vale ressaltar, são óleos, lodos, ácidos, plástico, borracha, fibras de vidro, entre inúmeros outros.
Ou seja, os tanques são locais altamente contaminados, o que requer que sejam feitas limpezas com periodicidade e de acordo com algumas normas, a exemplo da NBR 7821. Então, se você quer entender como é feita a limpeza de tanques, acompanhe este texto que a Ilha Ambiental preparou para você!
Como é Feita a Limpeza Técnica de Tanques?
O procedimento de limpeza técnica de tanques dependerá de um fator primordial: a finalidade dessas estruturas, relacionada ao tipo de material que comportam. Existem tanques de água, diesel, lama, óleo, produtos químicos, entre outros.
A seguir, explicaremos, detalhadamente, três processos de limpeza técnica: a limpeza de tanques de óleo, a limpeza de lama e a limpeza de tanques de produtos químicos.
Limpeza Técnica de Tanques de Óleo
Antes de realizar a limpeza de tanque de óleo o tanque é completamente esvaziado para que o profissional consiga adentrar na estrutura e efetuar a higienização. Logo após, é feita a retirada de resíduos sólidos por meio de hidrojateamento, com água quente ou fria.
Com o local completamente limpo de resquícios, aplicam-se produtos antibactericidas e antifúngicos para evitar contaminação futura. No estágio final, o tanque é seco para retirar a umidade e evitar que os produtos posteriormente armazenados tenham a sua qualidade prejudicada.
Limpeza Técnica de Lama
Comuns em plataformas de perfuração, os tanques de lama comportam grandes volumes de terra resultantes da escavação. Durante a sua limpeza técnica, devem ser eliminados os resíduos sólidos a fim de evitar o entupimento das bombas.
A limpeza técnica de tanques de lama pode ocorrer mecânica ou manualmente, a depender do nível de sujidades presentes. Além dos resíduos sólidos em si, essas estruturas podem apresentar líquidos contaminantes e gases inflamáveis. Dessa forma, uma empresa especializada, como a Ilha Ambiental, utiliza ferramentas de medição de gases, bem como equipamentos antifaísca e antiexplosivos.
Limpeza Técnica de Tanques de Produtos Químicos
Os tanques de produtos químicos são estruturas críticas, que exigem um manejo correto e cuidadoso. Isso ocorre devido ao fato de que as substâncias químicas, normalmente, são as matérias-primas usadas em indústrias, assim, sua qualidade deve ser preservada.
Além disso, a limpeza de tanques de produtos químicos requer procedimentos padronizados para evitar que resquícios de algumas substâncias químicas reajam com outros compostos, provocando alteração na matéria-prima em si.
Normalmente, em tanques de produtos químicos, algumas partículas ficam sedimentadas no fundo e nas laterais da estrutura. Sendo assim, o procedimento comum para a higienização desses locais ocorre por meio de hidrojateamento, inicialmente, e limpeza manual, em casos específicos.
Quando os resíduos estão muito incrustados na superfície do tanque, pode-se, ainda, utilizar hidrojateamento com gelo seco, que consiste num jato de gelo triturado com alto potencial abrasivo. Sua principal vantagem reside no fato de que, após despejado, o gelo evapora, assim, não há necessidade de uma limpeza posterior.
Ilha Ambiental: Especialista em Limpeza Técnica
Você deve ter percebido que a limpeza de tanques é um procedimento complexo pautado na aplicação de muitas técnicas. Vale, ainda, ressaltar que todos os resíduos gerados durante a higienização, tanto as partículas sólidas encontradas quanto os resquícios líquidos de produtos químicos são devidamente descartados por uma empresa qualificada, como a Ilha Ambiental.
Implementar essas ações com o cuidado, inclusive, de fornecer a destinação adequada aos materiais residuais é imprescindível para evitar a contaminação do solo, dos recursos aquíferos e, também, para preservar a saúde humana.
Além disso, a gestão desses resíduos mantém as atividades da sua empresa em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos e com a Política Nacional de Recursos Hídricos, uma vez que o despejo incorreto desses materiais pode configurar crime ambiental, conforme a Lei de Crimes Ambientais, e provocar a aplicação de multas.
A Ilha Ambiental – empresa de limpeza de tanque é uma empresa especializada em gestão de resíduos industriais com sede no Espírito Santo e filiais no Rio de Janeiro. Além de promover a higienização e a descontaminação de tanques, dutos e outros ambientes industriais, fazemos a destinação correta dos resíduos coletados durante a limpeza técnica.
Nossos profissionais são devidamente treinados e habilitados para desempenhar atividades em espaços confinados e em altura. Entre em nosso site e faça um orçamento!