Descontaminação de Resíduos: Entenda a Importância
Ao analisarmos as atividades humanas, independentemente do contexto em que ocorrem, percebemos que elas são, essencialmente, residuais. Produzimos lixo em nossas casas, nos lugares que frequentamos, no nosso ambiente de trabalho, entre tantos outros locais. Com relação aos segmentos comercial e industrial, essa premissa também se comprova.
A indústria, por exemplo, é uma grande produtora de resíduos, o que interfere diretamente no ecossistema. Segundo a ABETRE, Associação Brasileira de Tratamento de Resíduos e Efluentes, no Brasil, a cada ano, produzem-se, em decorrência da atividade industrial, cerca de 2,7 milhões de toneladas de resíduos industriais perigosos.
Desse índice, uma quantidade significativa é despejada em aterros, sem explorar, assim, a possibilidade de usar esses compostos residuais para reciclagem e compostagem, por exemplo. Vale lembrar que a não descontaminação desses resíduos é proibida por lei e ecologicamente incorreta. Fica claro, então, que o tratamento adequado dos resíduos é imprescindível à preservação ambiental.
Na verdade, a preocupação ambiental, sobretudo na conjuntura atual, em que se percebe o esgotamento dos recursos naturais, deve ser uma premissa de toda e qualquer empresa ou estabelecimento. Ou seja, assumir uma postura sustentável com relação à cadeia produtiva e aos impactos dela para o meio ambiente é uma política importante de todo empreendimento.
Com isso, é possível promover a preservação dos recursos naturais, propiciar menor efeito nocivo à biodiversidade, bem como se posicionar de modo mais consciente perante o mercado. Isso influencia sobremaneira na concepção que o consumidor final tem com relação à marca vinculada àquela atividade industrial.
Nesse sentido, uma importante questão que se coloca é com relação à descontaminação, que consiste no processo de destruição térmica de materiais contaminados presentes em resíduos sólidos, como óleos e lodos, por exemplo. Tal prática também é denominada beneficiamento de resíduos uma vez que permite a reutilização dessas substâncias.
Beneficiamento de Resíduos como Forma de Descontaminação: Entenda as Etapas do Processo
Conforme a Política Nacional de Resíduos Sólidos (lei 12.305), criada em 2010, os resíduos sólidos industriais requerem processos específicos de tratamento, já que não podem ser, simplesmente, descartados na natureza.
Na verdade, o descarte indiscriminado desses compostos é proibido por lei em decorrência da periculosidade desses materiais, tanto para o meio ambiente quanto para a saúde populacional.
Com isso, a Política Nacional de Resíduos Sólidos e a resolução nº 313 do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) preveem que o tratamento desses resíduos é prática obrigatória e imputada ao estabelecimento poluidor, ou seja, à empresa em si.
Uma das formas de promover esse tratamento adequado é por meio da descontaminação, também denominada desinfecção. O beneficiamento de resíduos, assim, atua como um processo essencial a essa descontaminação. Nele, os resíduos infectados são transformados em matéria-prima para que seja possível a sua reutilização.
Mas, para que isso seja possível, algumas etapas precisam ser cumpridas, especialmente, quando tratamos do beneficiamento de resíduos por destruição térmica. São elas:
- Separação: neste momento da descontaminação, os resíduos são separados considerando-se sua composição.
- Forno: neste momento da descontaminação, os resíduos são levados a um forno para retornarem ao status de matéria-prima.
- Destinação final: neste momento da descontaminação, os materiais recebem uma destinação ecologicamente correta, ou seja, são reutilizados por outras indústrias.
Após as etapas acima, os materiais podem ser utilizados para reciclagem, compostagem, como biodigestores ou serem destinados à incineração. Em primeiro lugar, a reciclagem consiste no reaproveitamento daquele material em alguma atividade industrial para minimizar a utilização de matéria-prima virgem.
A compostagem, por outro lado, refere-se à geração de um composto orgânico a ser aplicado no solo para criar um ambiente humífero, ou seja, fértil. Na criação de biodigestores, a matéria orgânica decomposta vira biogás ou biofertilizante. Quando destinado à incineração, o composto passa por um processo de combustão controlada a fim de produzir certa quantidade de energia.
Vale, ainda, ressaltar que a descontaminação por meio de beneficiamento de resíduos industriais é uma prática complexa, que demanda profissionais capacitados e deve ser efetuada por uma empresa especializada, como a Ilha Ambiental.
Dessa forma, o ideal é terceirizar essa atividade a fim de promover menores impactos ambientais provenientes dos resíduos industriais, bem como assegurar que a sua empresa esteja em conformidade com as normas vigentes.
Ilha Ambiental – Empresa de Limpezas Técnicas e Gerenciamento de Resíduos
A Ilha Ambiental é uma empresa de limpezas técnicas e gerenciamento de resíduos cujo valor primordial está fincado no comprometimento com o meio ambiente.
Possuímos estrutura própria, mão de obra profissional e equipamento de alta performance para coletar, tratar e destinar os resíduos adequadamente. Mais do que, apenas, efetuar esses serviços, contribuímos para a competitividade do seu estabelecimento no mercado, uma vez que a preocupação ambiental, nos dias de hoje, tem sido fator relevante.
Por isso, efetuamos, com segurança e tecnologia de ponta, o beneficiamento de resíduos por meio de destruição térmica. Assim, os compostos remanescentes da sua atividade industrial, comercial ou hospitalar passam por descontaminação e podem receber a destinação adequada, evitando o descarte incorreto e, consequentemente, a contaminação de solos, mares e rios.