Todos sabemos que a água é de extrema importância no nosso dia a dia e na indústria não é diferente. A água está envolvida em muitos processos nas indústrias dos mais diversos ramos, por isso, não é de se espantar ao descobrir que a indústria é responsável pelo consumo de mais de 20% da água mundial.Depois que toda essa água faz a sua função nas empresas, ela se torna resíduo e esse resíduo é chamado de efluente. Sendo assim, são necessários processos físicos, químicos e biológicos para o tratamento de efluente.
Para que esses efluentes não contaminem águas de rios, córregos e outros locais, seja de maneira acidental ou proposital (o que é crime), é preciso uma estação de tratamento de efluentes. Quando direcionado para a estação de tratamento de efluentes, esses resíduos precisam passar por diversas etapas de tratamento de efluentes.
Vale lembrar que o descarte indevido de efluentes, também conhecido como esgoto, é passível de punição pelas autoridades competentes. E, para estar em dia com a lei e preservar a natureza, as indústrias precisam de empresas que realizem as etapas de tratamento de efluentes.
Os processos físicos, químicos e biológicos do tratamento de afluentes são extremamente importantes para que esse esgoto fique apto ao descarte correto. Grandes indústrias podem optar por realizar as etapas de tratamento de efluentes em sua sede, mas é preciso ter licença para realizar tais procedimentos. Indústrias menores, geralmente, contratam empresas terceirizadas para tratar este esgoto em sua estação de tratamento de efluentes.
Para que as etapas de tratamento de efluentes sejam realizadas em empresas terceirizadas, essas empresas precisam estar rigorosamente em dia com as suas licenças ambientais. Caso isso não ocorra, os processos físicos, químicos e biológicos para o tratamento de efluentes podem ser feitos de forma errada e não produzir o resultado esperado. A Ilha Ambiental está há mais de 10 anos realizando o descarte correto de resíduos, buscando entregar soluções sustentáveis e personalizadas, de acordo com a necessidade da sua empresa.
Como funciona o ETE
Cada tipo de esgoto industrial precisa passar por diferentes etapas de tratamento de efluentes, sendo preciso um especialista para determinar qual a melhor forma de proceder.
Antes de decidir por quais processos físicos, químicos e biológicos para o tratamento de efluentes é preciso fazer a análise de uma amostra dos materiais. Após analisar essa amostra, os processos seguintes serão determinados com base na toxicidade, presença de elementos contaminantes e orgânicos.
Os processos físicos, químicos e biológicos são as etapas de tratamento de efluentes.
Conheça cada um destes processos:
– Processos físicos: neste processo, as partes sólidas são retiradas do esgoto, um dos procedimentos envolvidos nesta etapa é a decantação. Para realizar esse procedimento, é preciso que o efluente fique “descansando” para que as partes solidificadas se separem do líquido e facilitem a remoção. Em casos de outros elementos misturados no esgoto, o resíduo é filtrado para separar líquidos, como, por exemplo, água e óleo. Estas são só algumas etapas de tratamento de efluentes, outros procedimentos podem ser adotados conforme o processo se desenrola.
– Processos químicos: já nesta etapa, na estação de tratamento de efluentes, acontece a extração da matéria orgânica. As matérias orgânicas são os compostos poluentes envolvidos no esgoto industrial. Processos biológicos são aplicados nesta etapa para que os poluentes orgânicos sejam anulados com maior facilidade. Produtos que regulam o pH e os coaguladores costumam estar presentes nesse processo. Quando o resíduo possui algum tipo de contaminação específica, métodos mais complexos são aplicados. Quando não é feita a cloração, oxidação e outros processos normais para esta etapa.
– Processos biológicos: a principal característica do processo realizado na estação de tratamento de efluentes nesta etapa é a remoção de resíduos inorgânicos. Sendo assim, esta é a última parte do processo físico, químico e biológico do tratamento de efluentes e aqui ocorre a remoção de elementos químicos que não foram retirados nas duas primeiras etapas. Podem ser utilizados produtos químicos ou biológicos nessa parte final, a escolha será feita a partir de solicitações específicas do efluente em tratamento. Processos anaeróbios e biodigestores são usados na realização do processo biológico.
É de extrema importância que os processos físico, químico e biológico do tratamento de efluentes seja feito de maneira rigorosa, seguindo todos os passos e orientações. São procedimentos que demandam cuidados, pois dependendo dos elementos presentes no esgoto industrial, um desastre ambiental pode ocorrer.
Desta forma, certificar-se de que esses procedimentos estão sendo efetuados de maneira correta e rigorosa na sua empresa é fundamental. Caso as etapas citadas acima sejam realizadas em uma estação de tratamento de efluentes terceirizada, averigue as suas licenças e a reputação antes de contratar os serviços.
Para evitar problemas e não colocar a sua indústria e o meio ambiente em risco, conte com uma empresa especializada no assunto. A Ilha Ambiental tem excelência na realização desses procedimentos e em outros tipos de descarte.