O QUE SÃO IMPACTOS AMBIENTAIS?
Impactos no meio ambiente são fenômenos causados pelo ser humano, através de atividades industriais, agrícolas, pecuárias, extrativistas, e até mesmo domésticas. Essas ações são capazes de alterar propriedades físicas, químicas e biológicas do meio, gerando poluição da água, do ar, do solo, destruição dos ecossistemas, da fauna e flora, extinção de espécies e habitats, aquecimento global, e inclusive, problemas de saúde pública.
Apesar de mais conhecidos, os impactos no meio ambiente não são apenas negativos. Programas de recuperação do meio, restauração de áreas destruídas, atividades que auxiliam os ecossistemas, e inclusive ações de descarte correto, feitas por uma empresa de gestão de resíduos no ES, são consideradas implicações positivas.
A fim de diminuir os impactos ambientais negativos, existem diversas leis de proteção de áreas ambientais no Brasil. Na Constituição está prevista a importância de manter o ecossistema equilibrado e preservado, e várias normas visam proteger a natureza, estabelecendo diretrizes de gestão, adoção de práticas e até punições para crimes ambientais.
A responsabilidade da redução dos impactos no meio ambiente é dividida entre Poder Público, empresas e comunidade.
QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS IMPACTOS AMBIENTAIS?
Os impactos no meio ambiente são inúmeros, e extremamente prejudiciais para a vida terrestre. De um modo geral, alterações na água, no ar e no solo, são as principais causas dos impactos ambientais, e cada ação acarreta em alguma consequência nociva.
O ser humano, ao lançar substâncias como poluentes, matérias ou energia no meio ambiente, acaba provocando sérios danos, pois altera as propriedades daquele local. Esse impacto ambiental pode ser hídrico, atmosférico ou do solo.
Quando há contaminação da água chamamos de poluição hídrica. Essas interferências podem ser provindas de industrias, atividades agrícolas, despejo de lixo, esgoto, vazamento de petróleo, chorume, entre outros, que são diretamente lançados em mares, rios e lagos. Isso causa impactos no meio ambiente como destruição de fontes de alimentos, morte de seres vivos e contaminação de água potável. Além disso, contato e ingestão de águas infectadas podem acarretar sérios problemas a saúde humana.
Já a poluição atmosférica refere-se à contaminação do ar, por gases, líquidos e partículas. Esses impactos no meio ambiente são causados por indústrias, veículos, queimadas, aerossóis, fertilizantes e minério, e podem gerar problemas respiratórios, produzir chuva ácida, que danifica solo e água, ou inclusive o aquecimento global, um dos impactos no meio ambiente mais conhecidos.
O efeito estufa é um fenômeno natural da Terra, entretanto, a ação humana acaba agravando esse processo através do impacto ambiental. Atividades como queima de combustível fóssil, agropecuária e desmatamento contribuem para intensificação da temperatura no planeta, o que leva ao aquecimento global. Essas mudanças no clima causam implicações no meio ambiente e na saúde.
Alterações no solo são outra consequência dos impactos no meio ambiente. Pode ser uma contaminação, causada por produtos químicos, lixos e resíduos tóxicos descartados incorretamente, ou uma degradação, pela remoção do solo para mineração ou agropecuária, construção de rodovias, aeroportos, ferrovias, usinas e indústrias. Qualquer interferência no solo pode gerar perda da fauna e da flora, destruição de habitats, inutilidade da terra, extinção de espécies e perda de biodiversidade, incluindo a proliferação de doenças, colocando em risco a população.
COMO AJUDAR A DIMINUIR OS IMPACTOS NO MEIO AMBIENTE?
Evitar e atenuar os impactos no meio ambiente deve ser de responsabilidade coletiva, isto é, a partir da ação do Poder Público, de empresas e da população em geral.
Primeiramente, existem medidas simples que todos podem fazer, como racionalizar água e energia, reciclar, reduzir e descartar corretamente o lixo, usar sacolas biodegradáveis, entre outras. A população deve ser educada e conscientizada da importância da colaboração de bons impactos no meio ambiente.
O Poder Público, por sua vez, tem a obrigação de voltar sua atenção aos problemas de impactos no meio ambiente criando e fiscalizando legislações de proteção. Atualmente, o debate internacional acerca da preservação ambiental cresceu significativamente, e países acabaram se juntando para criar medidas mais precisas de combate aos impactos ambientais negativos, a fim de promover desenvolvimento sustentável e econômico.
Outra medida eficaz é promover os impactos ambientais positivos, a partir da criação de programas de preservação, obras de revitalização, recuperação da flora, replantio de árvores, despoluição de rios, criação de espaços verdes, e até mesmo o correto gerenciamento de resíduos e reciclagem.
A gestão de resíduos é uma medida muito importante a ser realizada pelas empresas. Consiste na coleta, armazenamento, transporte, tratamento e destinação final de restos de materiais, provindos da produção industrial. A falta de gerenciamento de resíduos contribui diretamente nos impactos no meio ambiente, pois essas substâncias podem poluir e degradar o ecossistema, e ainda afetar a saúde das pessoas. Isso pode ser prejudicial também para a empresa, que pode sofrer sérias consequências legais por crimes ambientais.
Portanto, o que as organizações devem fazer é procurar uma empresa de gestão de resíduos no ES para um planejamento de descarte correto desses materiais, com eficácia e segurança, a fim de auxiliar na diminuição dos impactos ambientais.