Higienização de equipamentos em indústrias
A higienização de áreas industriais está relacionada a qualidade de trabalho dos funcionários da indústria e também a boa aparência para a recepção de clientes. A limpeza faz parte da manutenção da empresa, englobando tanto os equipamentos quanto o ambiente como um todo e sendo de grande importância.
A limpeza profunda garante a eliminação de sujeiras visíveis e invisíveis. É importante se atentar de que dependendo do tipo de material fabricado a higienização deve ser feita com produtos específicos para esses tipos de materiais.
A higienização de equipamentos deve ser feito em etapas. Primeiro a limpeza fazendo a retirada da poeira e sujeiras superficiais, depois disso começa a descontaminação feita com desinfetantes próprios. Seguir essas etapas é muito importante para que não haja contaminação do local, por isso é indicado contar com uma empresa de limpezas técnicas que são especialistas nesse tipo de serviço.
A higienização deve ser feita com ainda mais cautela em alguns tipos de indústrias, as alimentícias, por exemplo.
Higienização de equipamentos industriais
Assim como os cuidados necessários com a limpeza de toda a área industrial a higienização adequada dos equipamentos garante a maior durabilidade e proteção. Assim como a limpeza do local, esse serviço é feito pela empresa de limpeza técnica por etapas, primeiro todos os equipamentos são deixados para análise com o objetivo de identificar o tipo de contaminação presente.
Após isso, começa o processo de descontaminação através da limpeza e lavagem, inicialmente pelos itens mais contaminados e depois os menos contaminados. Para garantir que o processo surja o efeito esperado e necessário de proteção dos funcionários e segurança de toda a indústria, é feita uma descontaminação completa consistindo em:
- Segregação de material contaminado conforme sua natureza e forma física;
- Separação de isótopos contaminantes do material;
- Rejeitos devidamente embalados e guardados em local seguro até sua deposição para a CNEN.
Além da higienização e descontaminação dos equipamentos de proteção é preciso fazer esse procedimento também com as máquinas e plataformas.
Nas máquinas é preciso analisar se as peças ainda estão dentro do prazo da sua vida útil, se estão funcionando, para então analisar a necessidade de manutenção, recuperação ou até mesmo descarte. Independente de qual medida será tomada em relação a peça analisada, é necessário fazer uma análise prévia para garantir que não tenha nenhum risco de contaminação.
Para fazer a análise dos riscos é necessário uma empresa de limpezas técnicas para investigá-las antes de qualquer tipo de descarte ou transferência.
Cuidados que devem ser tomados durante a higienização
A limpeza de equipamentos industriais, necessita ser feita com muita cautela, pois há diversos fatores ligados a essa higienização, como observar os procedimentos de eletricidade, por exemplo, o que pode evitar graves acidentes.
Verificar se todas as fontes de energia do equipamento estão desligadas e fazer testes através de dispositivos específicos para isso, garante que não ocorra nenhum imprevisto durante a higienização.
É necessário também estar atento a todas as ferramentas e materiais necessários para essa manutenção e tê-las ao alcance durante o procedimento, para isso, o responsável pela limpeza deve conhecer o manual do equipamento que está lidando, para então ter certeza de que está com as ferramentas e produtos certos para a higienização.
O emprego de ferramentas erradas ou de substâncias ou produtos inadequados podem levar a lesões aos profissionais, ou em casos extremos, à morte.
Por último, porém muito importante deve-se avisar a todos os profissionais que trabalham com esse equipamento que naquele momento e por determinado tempo estará acontecendo a limpeza e que hipótese alguma o equipamento poderá ser ligado.
Para reforçar esse aviso, pode-se bloquear todos os interruptores ou quaisquer dispositivos utilizados para ligar o equipamento e também colocar avisos sobre o procedimento que está sendo realizado naquele momento.
Por que contratar uma empresa especializada para realizar esse serviço
As empresas de limpeza técnica estão habilitadas para fazer esse tipo de serviço seguindo todas as normas regulamentadoras e tomando todos os cuidados necessários.
Essas empresas tem o cuidado de fazer a eliminação de efeitos nocivos através de investigação confirmatória e detalhada, realizando uma avaliação de riscos minuciosa, para definir quais tecnologias devem ser aplicadas na reabilitação, recuperação, tratamento, disposição adequada de sedimentos contaminados e não contaminados, entre outros.
Para isso são atendidos todos os requisitos legais de segurança. Na execução dos serviços, a equipe deve estar obrigatoriamente utilizando todos os EPI`s necessários e adequados a cada tipo de higienização, seguindo de acordo com a legislação em vigor.
Além disso, ao contratar uma empresa de qualidade e especializada na realização desse serviço, você está garantindo a qualidade dos equipamentos e produtos utilizados. Assim garantindo também o excelência na execução do serviço prestado.