Antes de saber do que se trata a limpeza naval, é importante saber classificar os tipos de resíduos marítimos. Já que a norma brasileira ABNT NBR 10.004/2004 classifica os resíduos de acordo com sua origem e/ou potencial de periculosidade. Veja a seguir como funciona!
Classificações dos resíduos na limpeza naval
Classe I – Resíduos Perigosos: considerados aqueles que em função de sua periculosidade, podem causar danos à saúde e ao ambiente;
Classe II – Não perigosos: são subdivididos em duas classes, sendo elas:
- Classe IIA – Não inerte: possuem características de solubilidade, podendo causar alterações em contato com água;
- Classe IIB – Inerte: Não solúvel em água;
Limpeza naval: saiba como funciona na prática
Limpeza de casco de navio
Trata-se de uma atividade obrigatória na indústria naval, já que quando a embarcação entra em contato com a água do mar por tempo prolongado, o casco da tende a ficar cheio de resíduos marinhos em sua superfície, como algas, além de ficar incrustado de organismos como ostras, mexilhões, cracas e outros crustáceos.
Entretanto, graças a limpeza de casco de navio, é possível prolongar a vida útil da estrutura. Além de agilizar a maneira como as embarcações navegam, isso porque, quando a superfície se encontra poluída de resíduos e organismos marinhos, aumenta-se o atrito do casco com a água, diminuindo a velocidade de navegação da embarcação.
Existem diversos métodos utilizados na limpeza de casco de navio, porém, um dos aplicados é o processo de hidrojateamento, capaz de retirar todos os resíduos por via de um jato de água de alta pressão que é aplicado na superfície a ser higienizada.
Trata-se de um procedimento moderno e prático, realizado pela empresa de limpeza de casco de navio, que dispõe de equipamentos próprios e profissionais especializados nesse tipo de serviço.
O hidrojateamento dos cascos pode ser realizado em baixo d’água ou em local seco, porém é uma atividade que requer prática, conhecimento e equipamentos modernos. Além de retirar as incrustações marinhas, tais como: cracas, ostras, algas, mexilhões, a limpeza de casco de navio contribui para o aumento da vida útil das embarcações.
Limpeza de diques
Diques é o nome dado para represas ou açudes, onde a finalidade é manter determinadas porções de terra secas através do represamento de águas correntes.
A limpeza de diques tem como objetivo remover resíduos sólidos, como lamas, borras ou outros materiais sedimentados no fundo das lagoas, através de bombas submersas, que o destroem, evitando assim possíveis paralisações por entupimento ou travamento do rotor e contaminação das águas ao redor.
O serviço de limpeza de açudes é realizado para a remoção de resíduos em superfície e profundidade, para fazer a manutenção do processo de tratamento de água, retornando à mesmo em boa qualidade para os corpos hídricos.
A limpeza é feita em rios, lagos, tanques, açudes e estações de tratamento de efluentes que precisam retirar o lodo, rejeito e/ou impurezas que causam impacto extremamente negativo ao curso das águas e sua qualidade como recurso natural.
Trata-se de um procedimento técnico para retirar materiais que se instalaram no fundo ou na superfície dos diques, na qual através do hidrojateamento é retirado todos os detritos que se acumulam em decorrência da chuva, sedimentos, despejo de lixo e dejetos industriais, sendo mais comum de acontecer em ambientes urbanos.
Navios e outras embarcações costumam acumular organismos, que criam colônias e tomam por completas estas partes inferiores prejudicando a operação e diminuindo a vida útil da estrutura. Dentre os organismos incrustados em embarcações, podemos citar: algas, cracas, mexilhões, mariscos, ostras, entre outros.
Visto que, os navios, assim como outras embarcações menores necessitam de limpeza e higienização periódica devido ao tempo em que passam no mar, pois quando em contato prolongado com a água do mar, acumula muitos resíduos e incrustações de vegetais e animais que podem prejudicar a vida útil e a operação da embarcação.
Para isso, este tipo de serviço requer o uso de equipamentos adequados e pessoal qualificado e a Ilha Ambiental está preparada para atender as mais diversas demandas de limpeza naval.
A limpeza consiste em preparar para novas cargas os porões dos navios que chegam com carvão, cimento, enxofre, fertilizantes, etc. Para isso, são aplicadas técnicas eficazes, respeitando os mais altos padrões ambientais e de segurança, deixamos os porões das embarcações totalmente limpos e aptos a receber qualquer carga, incluindo grãos e açúcar.
Limpeza de offshore
A limpeza de os offshore é realizada fora da terra firme, no mar. Trata-se de um conjunto de técnicas que envolvem a limpeza de tanques e dutos de navios e plataformas, além da destinação dos resíduos encontrados durante esse tipo de limpeza.
Cabe ressaltar, que a limpeza de offshore deve ser realizada por uma empresa especializada, que preze pela segurança e qualidade, seguindo normas e leis, de modo a garantir a satisfação do cliente, a melhoria dos processos, a preservação do meio ambiente e a prevenção de acidentes.
Todos esses serviços são encontrados na Ilha Ambiental, Empresa de Limpezas Técnicas, Gerenciamento, Transporte e Descarte de Resíduos. Para mais informações, entre em contato com nossa equipe!